História

Sanepar fará tour virtual pelo Reservatório Alto São Francisco; saiba como se inscrever

Equipe Pinó
20/10/2021 12:40
Thumbnail

Projeção do Reservatório São Francisco pós-reforma, prevista para terminar em dezembro. | Sanepar

A Sanepar, companhia de saneamento do Paraná, está com inscrições abertas para um tour virtual pelo Reservatório Alto São Francisco, uma das construções mais emblemáticas do centro histórico de Curitiba. A visita virtual será realizada no dia 24 de novembro (quarta-feira), às 10h, e será guiada. As inscrições seguem abertas até 22 de novembro, e devem ser feitas neste formulário.
No tour, o visitante conhecerá obras de restauro em andamento (a companhia está investindo R$ 630 mil nas reformas), a história do espaço e a importância da preservação e memória dos espaços públicos.

Reservatório Alto São Francisco

Instalado em pleno Centro Histórico de Curitiba em 1908, a construção em estilo art-nouveau tem mais de 100 anos de funcionamento e é o primeiro sistema de abastecimento público do Paraná. Ainda hoje, o reservatório colabora com o abastecimento de Curitiba, e atende 200 mil pessoas de 16 bairros da capital.
O restauro contempla modernização dos muros, fachada, casa de manobra e chafariz. Também será instalado um novo projeto de iluminação. A previsão para conclusão das obras é em dezembro e são acompanhadas pela Coordenação de Patrimônio Cultural da Secretaria de Estado de Comunicação e Cultura do Paraná e da Comissão de Avaliação do Patrimônio Cultural da Prefeitura de Curitiba.
A visita técnica dá direito a certificado de participação. A Sanepar está à disposição para tirar dúvidas sobre o tour no e-mail: museu@sanepar.com.br.