Dia da Árvore

Projeto 100 Mil Árvores para Curitiba celebra dois anos com distribuição de mudas; saiba como retirar a sua

Equipe Pinó, com colaboração de Vitor Hugo Batista
21/09/2021 12:45
Thumbnail

Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a cidade já contabiliza mais de 150 mil mudas plantadas depois do projeto 100 Mil Árvores para Curitiba. | Daniel Castellano/SMCS

Além de celebrar o Dia da Árvore em 21 de setembro, agora Curitiba também comemora mais um ano do Projeto 100 Mil Árvores para Curitiba, lançado em 2018 nessa mesma data. Para comemorar a data, o Horto Municipal da Barreirinha irá distribuir cerca de 5 mil mudas nas dez regionais espalhadas pela cidade a partir desta terça-feira (21).
Esse é o quarto mês que o Horto descentraliza a entrega para a população. Assim, quem quiser se unir à corrente verde pode buscar uma muda de árvore direto nas administrações regionais (confira os endereços abaixo). Cada uma disponibilizará 500 mudas. Então, é preciso correr!
Para o diretor de Produção Vegetal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, José Roberto Roloff, esta é uma forma de facilitar o acesso e incentivar a participação no projeto 100 Mil Árvores para Curitiba.  A cidade já contabiliza mais de 150 mil mudas plantadas e tem a previsão de chegar a 200 mil neste segundo ano de desafio.
Antes de retirar a muda, é necessário realizar um cadastro, informar o local e as características do plantio para que a muda mais adequada seja fornecida. Assim, a informação do local do plantio também servirá para o registro da participação no desafio.
Entre as espécies, poderão ser plantadas ipês amarelos, roxos e roxo anão, bem como uvaia, pitanga, araçá vermelho, palmeira imperial, entre outras.
“Em áreas privadas não há restrição de plantio, mas se houver interesse no plantio em via pública — em frente de casa ou em alguma área verde —, é preciso seguir algumas regras”, lembra Roloff. Isso porque a cidade tem normas de urbanização, fiação elétrica, bem como outras características que precisam ser levadas em consideração.

Desafio cumprido com sucesso

O plantio da 100ª muda foi feito na Praça São Paulo da Cruz, no Bairro Cabral.
O plantio da 100ª muda foi feito na Praça São Paulo da Cruz, no Bairro Cabral.
Antes mesmo do prazo, Curitiba já havia atingido a meta de 100 Mil Árvores plantadas no primeiro ano do desafio. A 100ª muda fica na Praça São Paulo da Cruz, em frente à Igreja do Cabral. Segundo Roloff, a procura pelas mudas foi intensa.
“Estamos muito felizes com a resposta dos curitibanos, que esgotam o estoque de mudas assim que elas chegam”, avalia. 

Onde buscar?

Regionais:
  1. Bairro Novo - Rua Tijucas do Sul, 1.700
  2. Pinheirinho - Avenida Winston Churchill, 2.033
  3. Boqueirão - Avenida Marechal Floriano Peixoto, 8.430
  4. Tatuquara - Rua Olivardo Konoroski Bueno, s/n
  5. Santa Felicidade - Rua Santa Bertilla Boscardin, 213 
  6. Boa Vista - Avenida Paraná, 3.600 
  7. Cajuru - Avenida Prefeito Maurício Fruet, 2.150
  8. Portão - Rua Carlos Klemtz, 1.700 
  9. CIC - Rua Manoel Valdomiro de Macedo, 2.460 
  10. Matriz - Praça Rui Barbosa, 101