• Carregando...
Voluntários entregarão 3 mil refeições 100% vegetais ao longo do mês de setembro.
Voluntários entregarão 3 mil refeições 100% vegetais ao longo do mês de setembro.| Foto: Joel Rocha/Divulgação

Setembro começou com uma ação do bem em Curitiba: entre a última quinta-feira (2/09) e o dia 2 de outubro, uma ação organizada pelo projeto Comida Que Faz Bem, que integra o programa Alimentação Consciente Brasil (ACB), da Mercy for Animals, entregará 3 mil refeições saudáveis a pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar na cidade. A iniciativa é uma parceria com a ONG Gastromotiva e tem o apoio do programa Mesa Solidária, da Prefeitura Municipal de Curitiba.

Primeira distribuição foi realizada no dia 2 de setembro.
Primeira distribuição foi realizada no dia 2 de setembro.| Joel Rocha/Divulgação

O Comida Que Faz Bem nasceu em 2020, no contexto da pandemia, com o objetivo inicial de levar refeições 100% vegetais para pessoas em situação de vulnerabilidade, contribuindo para sua segurança alimentar. Além da entrega de refeições, o projeto também oferece treinamentos e receitas em cozinha vegetariana para as pessoas responsáveis pela produção e distribuição dos alimentos.

“Nosso objetivo é encorajar instituições do poder público e indivíduos a terem uma alimentação saudável, aumentando o consumo de alimentos de origem vegetal, como frutas, legumes, verduras e grãos”, diz Alice Martins, Gerente de Políticas Alimentares do ACB.

Ação solidária

Ação segue até o dia 8 de outubro em Curitiba.
Ação segue até o dia 8 de outubro em Curitiba.| Joel Rocha/Divulgação

No ano passado, o Comida Que Faz Bem entregou cerca de 3 mil refeições à base de vegetais no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, em parceria com a organização Redes da Maré. Na capital paranaense, a ACB oferecerá os recursos para a compra de insumos e a consultoria para elaboração de receitas à base de vegetais. Já a Gastromotiva, por meio do projeto Cozinhas Solidárias, fará a compra dos insumos e a produção das refeições.

As refeições de base vegetal serão distribuídas nos espaços do programa Mesa Solidária da Prefeitura de Curitiba. Este programa é uma ação conjunta de vários órgãos do município, que cedem espaços públicos e apoio logístico para organizações não-governamentais (ONGs), instituições religiosas e movimentos de apoio às pessoas em situação de rua, que adquirem, preparam e servem os alimentos.

Cardápio terá cinco opções de receitas.
Cardápio terá cinco opções de receitas. | Joel Rocha/Divulgação

Os cardápios oferecidos pelo Comida Que Faz Bem terão cinco receitas: espaguete integral com molho bolonhesa de lentilha e salada; feijoada, arroz integral, couve refogada com alho, farofa de banana e vinagrete; estrogonofe de grão-de-bico com creme de leite de inhame, arroz integral e batata assada com alecrim; proteína de soja de panela, arroz integral, feijão-preto e salada; polenta com molho de lentilha e salada.

Os cadernos de receitas elaborados para a Redes da Maré e para a Gastromotiva podem ser baixados gratuitamente no site do programa Alimentação Consciente Brasil.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]