
Dicas de livros, filmes, podcasts e outros produtos culturais chancelados por personalidades da cidade.
Felipe Guerra, arquiteto, diretor de arte e cenógrafo

Indicação: Podcast “Ave Lola”, da Ave Lola Espaço de Criação

“Eu conhecia a Ave Lola há 10 anos, quando entraram em cartaz com a primeira peça, ‘O Malefício da Mariposa’. Fui a convite do Jaime Lerner, que chegou um dia no escritório muito animado, falando que era obrigatório todos irem ver a peça. Foi assim que me apaixonei pela companhia e pela diretora, Ana Rosa, e a forma como ela trabalha com seu elenco. É um trabalho profundo e diferenciado, que demora muito tempo, onde eles mergulham na cultura dos lugares por onde as peças se passam. Foi assim que eu conheci a companhia e tive a alegria de participar do projeto de cenografia do espetáculo ‘Tchekhov’, que foi um grande sucesso. Assistir uma peça da companhia é um momento de mergulho íntimo onde ninguém sai igual. É um trabalho que me emociona e me transforma como ser humano. Indico para quem está em casa o podcast da Ave Lola, desenvolvido pela companhia durante a pandemia. Convido a todos para mergulhar no universo do teatro a partir do podcast, dessa companhia paranaense que nos dá muito orgulho."
Luiz Felipe Leprevost, diretor da Biblioteca Pública do Paraná

Indicação: Livro “Luxúria”, romance de Raven Leilani

“Edie é uma mulher jovem e negra lutando para sobreviver em Nova Iorque. Em meio ao sonho de se tornar pintora, ela experimenta sua sexualidade e lida constantemente com a solidão. Passa a se relacionar com Eric, um cara mais velho, que tem um casamento aberto. Em algum momento, Edie aceita o convite da esposa de Eric e vai morar com eles. O casal (ambos brancos) têm uma filha adotiva negra. Trama montada, o que advém é tratado pela autora com ironia, mordacidade e capacidade sem igual de nos conduzir por zonas de angústia, dor e raiva, mas também de ternura. Ao narrar com fúria e inteligência a busca de uma jovem por si mesma, o romance coloca em cena questões prementes da atualidade como gênero, dependência afetiva, raça, classe, tecnologia e precarização do trabalho."
Bruna Bomfim, designer e ourives

Indicação: Podcast “Calcinha larga”, de Spotify

“Calcinha larga, um podcast feito por mulheres, 3 mulheres reais, Camila Fremder, Helen Ramos e Tati Bernardi, mães, trabalhadoras, que tratam de assuntos sérios e cotidianos, sem filtro e com humor. Me divirto escutando as histórias delas ao mesmo tempo que aprendo sobre os mais diversos assuntos, desde psicanálise, carreira, trabalho, sexo, família e maternidade. A cada episódio uma convidada diferente que compartilha suas experiências e inseguranças. Amo escutá-las porque falam da verdade nua e crua de forma descontraída e dão espaço à fala de diferentes mulheres. Além disso, ao final de cada episódio dão dicas incríveis de livros, filmes, podcasts e artistas”.
Guilherme Guzela, chef de cozinha

Indicação: Livro “Comida e Cozinha”, de Harold McGee.

“Como profissional da gastronomia, uma das coisas que mais tento entender é o processo para o alimento se transformar e gerar sabor e textura. Um dos maiores medos do cozinheiro, seja ele amador ou profissional, é que a receita dê errado. E um dos maiores desejos é que ela seja incrível! Com o passar do tempo, percebi que para deixar uma receita incrível, o fundamental é utilizar técnicas adequadas e procedimentos corretos para que a receita fique perfeita. E nada melhor do que compreender melhor um pouco da química e física dos alimentos para que a gente possa dominar melhor o fogão. Com isso, minha indicação é do livro ‘Comida e Cozinha’ de Harold McGee. Nele, o autor apresenta as explicações técnicas de diversos preparos e suas reações físicas e químicas. Quanto mais se compreende o processo, melhor se cozinha!”.