Turismo ecológico

Reserva Natural Guaricica, em Antonina, começa a receber visitantes; saiba como agendar

Equipe Pinó, com colaboração de Vitor Hugo Batista
23/09/2021 10:42
Thumbnail

A Reserva Natural Guaricica é uma das três Unidades de Conservação criada pela Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental no final da década de 1990. | Divulgação

Após mais de 20 anos em processo de restauração, a Reserva Natural Guaricica está aberta para para visitas guiadas. A reserva fica na maior área de Mata Atlântica do mundo, no município de Antonina, litoral norte do Paraná.
Agora, os visitantes podem conferir o trabalho de conservação realizado, bem como fazer uma trilha guiada pelo local. Os agendamentos podem ser feitos através do site e custam R$ 40 por visitante.

Exemplo de preservação

A Reserva Natural Guaricica é uma das três Unidades de Conservação criadas pela Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS) no final da década de 1990. Assim, ela passa a representar a importância da preservação ambiental, especialmente da Mata Atlântica e seus ecossistemas associados.
A preservação teve efeitos práticos: a existência de animais ameaçados de extinção na reserva, como onça-parda, jaguatirica, cotia, irará, bem como outras espécies nativas.
A preservação teve efeitos práticos: a existência de animais ameaçados de extinção na reserva, como onça-parda, jaguatirica, cotia, irará, bem como outras espécies nativas.
Durante a visita, as pessoas terão a oportunidade de fazer uma trilha de nível fácil guiada pelos colaboradores da SPVS, que narram a história e criação da área. Assim, eles relembram as diferentes etapas e desafios da restauração.
Além disso, os visitantes podem observar os efeitos práticos de conservação realizada: a existência de animais ameaçados de extinção na reserva, como onça-parda, jaguatirica, cotia, irará, bem como outras espécies nativas.
“Nada menos que 1.500 hectares de áreas naturais estão em processo de restauração. Foram plantadas quase um milhão de árvores nativas e este trabalho foi feito pelas mãos de moradores locais, que, antigamente, trabalhavam nas fazendas que foram adquiridas”, conta Reginaldo Ferreira, coordenador das atividades nas reservas da SPVS.
Por outro lado, com a recuperação da floresta, hoje ela é capaz de estocar cerca de 700 mil toneladas de carbono, ou seja, possui grande capacidade de reduzir os impactos das mudanças climáticas. Outro efeito da conservação do local foi a recuperação da dignidade social dos moradores da região, que tiveram oportunidades de inclusão e educação.

Saiba como agendar

Para quem quiser curtir a experiência, é necessário realizar um agendamento por meio do site da SPVS. São oferecidos dois períodos de visita, um na parte da manhã, às 9h, e outro durante a tarde, a partir das 14h, cada um com capacidade para até seis pessoas. A experiência completa tem duração de 3 horas. As visitas tem o valor de R$ 40 por visitante, sem distinção entre crianças e adultos.
O local fica a cerca de 2 horas de Curitiba, ao descer pela BR-277 ou cerca de 2h30, pela Estrada da Graciosa. Por fim, também é importante chegar à reserva com pelo menos 30 minutos de antecedência.