Patrimônio Natural

Um Dia No Parque: evento online mobiliza sociedade pela preservação ambiental

Equipe Pinó
17/07/2021 11:36
Thumbnail

Parque São Lourenço. | Cassiano Rosario / Arquivo/ Gazeta do Povo

Conectar pessoas com a natureza. Esse é o objetivo do maior evento de mobilização pelas Unidades de Conversação no Brasil, o Um Dia No Parque (UDNP). A ação será realizada no dia 18 de julho e procura despertar a consciência ambiental dos brasileiros. O público é convidado a participar compartilhando vídeos, textos ou áudios com experiências que viveram em parques e Unidades de Conservação (UCs).
No Paraná, são mais de 200 Unidades de Conservação. Na capital, são 14 Unidades Municipais: Parque Barigui, Jardim Botânico, Parque São Lourenço, Tingui, Tangua, PA Municipal do Iguaçu; APA Municipal do Passaúna; Bosque Capão da Imbuia; Bosque da Fazendinha; Bosque Municipal Gutierrez; Bosque Municipal Reinhard Maak; Parque Municipal da Barreirinha; Parque General Iberê de Mattos e Parque Municipal do Iguaçu. Além disso, são mais 27 Àreas Verdes Conservadas particulares.
Ao contrário das edições anteriores, este ano o evento acontece de forma totalmente online. A programação inclui sessões de bate-papo, atrações musicais e ações que promovem o vínculo entre a sociedade e as UCs.
“O projeto busca aproximar pessoas desses espaços de conservação que, muitas vezes, estão próximos de casa. A proposta é gerar valorização e a compreensão do quanto é importante conservar o patrimônio natural”, explica Angela Kuczach, diretora executiva da Rede Pró-UC e idealizadora da iniciativa no Brasil. 

Público ativo 

Projeto que busca conectar pessoas com a natureza acontece no dia 18 de julho de forma online.
Projeto que busca conectar pessoas com a natureza acontece no dia 18 de julho de forma online.
Um dos objetivos do evento deste ano é privilegiar histórias de vínculo com o patrimônio natural. Assim, o público será convidado a compartilhar depoimentos em vídeos, textos ou áudios de experiências ou histórias marcantes que vivenciaram em UCs. Da mesma forma, pessoas que cuidam diretamente desses espaços também podem participar.
Todo o material enviado será publicado nas redes sociais do projeto (@umdianoparqueoficial), bem como das próprias UCs. Além disso, é possível compartilhar as histórias via e-mail ou postar nas redes sociais utilizando a hashtag #umdianoparque.
Por outro lado, é possível interagir diretamente por meio dos eventos online. Cada UC terá sua programação e formato. Algumas vão oferecer atividades presenciais, seguindo os protocolos de segurança.
Então, que tal fazer parte deste evento e unir forças pelo patrimônio natural brasileiro?

Afinal, o que é uma Unidade de Conservação? 

Aliás, você sabe o que é uma Unidade de Conservação? São todas as Áreas Naturais Protegidas criadas por iniciativa dos governos federal, estaduais e municipais. O objetivo básico de uma UC é priorizar a preservação de seus ecossistemas naturais, que possuem grande relevância ecológica. Dessa forma, é possível realizar pesquisas científicas, desenvolvimento de atividades de educação ambiental e atividades de turismo ecológico. Como resultado, a biodiversidade é preservada e a consciência ambiental entre a população se torna cada vez mais disseminada.
Serviço:
Um Dia No Parque
18 de julho de 2021
www.umdianoparque.org.br
@umdianoparqueoficial