• Carregando...
Onça Rauni
Zoo de Curitiba vai iniciar trabalho de reprodução de onças-pintadas.| Foto: Divulgação/Prefeitura de Curitiba

A prefeitura de Curitiba iniciou na última semana um programa de conservação de onças-pintadas com a chegada da onça Rauni ao zoológico da cidade. Apesar de ser uma imagem presente no nosso imaginário quando se trata de fauna brasileira, a espécie já é classificada como vulnerável pelo Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio). O tamanho populacional de animais desta espécie é menor do que 10 mil no Brasil.

Fragmentação do habitat e diminuição dos remanescentes florestais são algumas das consequências desta redução. Logo, a atenção para reprodução de onças-pintadas se faz necessária. “Temos uma fêmea em idade reprodutiva, a Maia, mas ainda há vários fatores a considerar, entre eles, a análise genética. Se tudo correr bem, eles poderão se reproduzir dentro do programa”, explica o diretor de Pesquisa e Conservação da Fauna da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Edson Evaristo.

O macho veio do Zoo de Sorocaba (SP), e chegou em Curitiba no final de setembro. A previsão é de que, na próxima semana, Rauni vá ao setor em que os visitantes têm acesso. Como cooperação entre os municípios, Curitiba enviou ao zoológico de Sorocaba um exemplar do macaco muriqui-do-sul, que é ameaçada de extinção e já foi reproduzida com sucesso pelo zoo de Curitiba.

Outros animais

No Brasil, além da capital paranaense, Sorocaba é a única cidade que mantém grupos reprodutivos da espécie. E outras mantidas pelo Zoo também são reproduzidas (com previsão de soltura na natureza futuramente): mico-leão-da-cara-dourada; macaco-aranha-da-testa-branca; tamanduá-bandeira; onça-pintada; lobo-guará; jacutinga; ararajuba; jacucaca; sagui-da-serra-escuro; harpia; mutum-do-sudeste; papagaio-da-cara-roxa, papagaio-chauá, papagaio-do-peito-roxo, papagaio-charão e papagaio-moleiro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]