Espaço cultural em Paranaguá sedia oficinas de teatro até julho

Equipe Pinó
18/02/2022 16:41
Thumbnail

Oficinas gratuitas são parte do Projeto Viva o Boi!, com encenação do boi de mamão em live no Youtube | Ivan Ivanovick/Divulgação

A Associação Mandicuera, em Paranaguá, realiza uma série de oficinas ao longo do primeiro semestre de 2022. Como parte do Projeto Viva o Boi!, a instituição faz uma encenação dessa peça folclórica em uma live do Youtube (disponível aqui), que inaugura as atividades culturais gratuitas à comunidade.
As oficinas serão realizadas de março a julho na sede da Associação Mandicuera, Espaço Cultural Casa Mestre Aorelio. São elas: Teatro com Mariana Zanette, Música caiçara com Aorelio Domingues, Canto com Wanderlem Silva, Percussão com Leonardo Cardoso, Criação de Bonecos com Lili Sarraf, Manipulação de Bonecos com Ruddy Rojas.
As inscrições são feitas por formulário on-line até o dia 1º de março. Podem participar crianças a partir de sete anos, jovens e adultos. Todas as atividades são gratuitas.
O Projeto Viva o Boi! foi viabilizado pelo Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná (Profice), com patrocínio da Companhia Paranaense de Energia (Copel), realizado pela Escola Caiçara de Educação  Popular Mandicuera e A Fantástica  Cia de Teatro, com apoio da Associação de Cultura Popular Mandicuera e Secretaria Municipal de Educação de Paranaguá.
A Associação Mandicuera foi aberta em 2004 e mantém tradições, saberes e cultura popular viva através de apresentações, oficinas e realização de festas populares, para fazer com que esse conhecimento não se perca e seja passado de geração em geração.
A festa do boi de mamão é uma das tradições caiçaras resgatadas pela Mandicuera. A expressão mais comum desse folclore é a encenação de um auto, espécie de teatro, em que um rapaz chamado Mateus, morto pelo boi, é ressuscitado pelo médico. Durante a peça, os bonecos e atores dançam e cantam com a plateia e marcando vários pontos da apresentação de personagens e situações convidando todos a entoar cantigas e chamar o boi.
Serviço:
Apresentação on-line  do  Boi  de  Mamão  do Mandicuera, disponível no Youtube.
De  março  a  julho  de  2022:  Oficinas  de Teatro, Música, Canto, Percussão, Criação de Bonecos e Manipulação de bonecos. Inscrições até 1º de março por
formulário on-line.
Espaço Cultural Casa Mestre Aorelio – Sede da Mandicuera. R. Crispim do Nascimento, s/n, Ilha dos Valadares – Paranaguá. Informações por WhatsApp: 41 9 8506-2302, telefone (41) 3422-2734 e e-mail
mandicueraculturapopular@gmail.com