Memorial Paranista abriga exposição permanente do escultor João Turin

Equipe Pinó
04/03/2022 18:53
Thumbnail

Índio e Bandeirantes, obra de João Turin no Jardim das Esculturas, no Museu Paranista

Um dos maiores artistas paranaenses ganhou uma exposição permanente no Parque São Lourenço. O escultor João Turin é quem batiza o Memorial Paranista, onde estão catalogadas mais de 400 obras suas, entre esculturas, desenhos, pinturas, design de moda e criações arquitetônicas. O Museu Paranista abre de terça a domingo, das 10 às 18h, e o acesso é gratuito. Quem preferir, pode agendar uma visita guiada pelo site.
Nascido em Morretes em 1878, João Turin foi um artista versátil com quase 50 anos de carreira e que teve na escultura seu trabalho mais reconhecido. Suas obras estão expostas em locais públicos em municípios do Paraná, Rio de Janeiro e França, além de estar no acervo de arte do Vaticano.
Memorial Paranista tem mais de 400 obras de João Turin catalogadas
Memorial Paranista tem mais de 400 obras de João Turin catalogadas
Curitiba, onde Turin veio estudar ainda garoto, agora tem a maior coleção e homenagem que o artista poderia receber: em 2008, começou-se um resgate de suas obras para a catalogação, reunindo esculturas e baixos relevos em bronze do artista, bem como ampliando trabalhos que ainda estavam em gesso.
Localizado no Parque São Lourenço, o Memorial Paranista tem acesso gratuito
Localizado no Parque São Lourenço, o Memorial Paranista tem acesso gratuito
Das 15 esculturas ampliadas, 12 foram compradas pela Prefeitura, e as outras 3 foram doadas pela Companhia Paranaense de Energia (Copel), por meio da Lei Rouanet; 78 esculturas em tamanho original foram doadas pela Família Lago para o Governo do Estado do Paraná, que emprestou as obras à Prefeitura de Curitiba em regime de comodato.
Na área externa do Memorial, está o Jardim de Esculturas com 13 obras em bronze, algumas ganharam proporções heróicas, como a Marumbi, com 3 metros de altura e aproximadamente 700 quilos.
Serviço
Memorial Paranista João Turin – Rua Mateus Leme, 4.700, São Lourenço. De terça a domingo, das 10 às 18h. Entrada gratuita. Agendamento de visitas guiadas no site www.curitiba.pr.gov.br/memorialparanista.