Cine Passeio

Mostra de Cinema Super 8 terá filmes das décadas de 70 e 80 e atuais

Equipe Pinó
09/05/2022 12:29
Thumbnail
Nos dias 13 e 14 de maio, a Mostra de Cinema Super 8, realizada no Cine Passeio, terá filmes das décadas de 70 e 80 e atuais. Considerado um artigo de luxo para registros domésticos nos anos 70, o cinema super 8 surgiu para democratizar o uso do audiovisual.
O evento terá três sessões na Sala Valêncio Xavier, todas com entrada franca. A primeira delas, “Memória 8mm” acontecerá na sexta-feira, às 19h. No sábado, às 16h, será o “Home Movie Day” (Dia do Filme Caseiro), e às 19h a sessão “Panorama atual do super 8”.
Um dos destaques da Mostra será a exibição do filme “O Mágico”, de 1979, dentro da sessão “Memória 8mm”. Realizado pelos formandos de Comunicação Social da PUC-PR, “O Mágico” tem direção de Hugo Mengarelli, que faleceu recentemente. A obra, baseada no conto da escritora curitibana Regina Benitez, é considerada uma das maiores produções da história do super 8 paranaense. No elenco estão grandes nomes do teatro da época como Antonio Carlos Kraide, José Maria Santos, Irineu Adami e Aloísio Cherubim, entre outros.

Dia do Filme Caseiro

Parte da programação de sábado será o “Home Movie Day”, um evento mundial, cuja ideia é incentivar o público a exibir seus filmes domésticos (em 8mm ou super 8). Muitos ainda permanecem inéditos para os atuais proprietários, visto que normalmente são filmes produzidos por seus pais e avós.
Para um dos curadores da Mostra, o professor e cineasta Fábio Allon, além de possibilitar o registro caseiro de imagens, o super 8 foi transgressor como linguagem cinematográfica. “Ele foi a escola de muitos diretores e encanta cineastas do mundo todo até os dias de hoje, sobrevivendo forte em plena era digital. E isso poderá ser observado na ‘Mostra Panorama Atual’, na qual exibiremos filmes que estão sendo realizados nesse momento no Brasil e no mundo”, destaca o curador.

Serviço Mostra de Cinema Super 8

Data: dia 13 e 14 de maio de 2022
Horário: Sexta-feira, às 19h; Sábado, às 16h e 19h
Local: Cinema Passeio, Sala Valêncio Xavier (Rua Riachuelo, 410)
Ingressos: Entrada Franca
Classificação etária: 12 anos