Mostra de dança contemporânea integra bailarinos com deficiências em espetáculos

Equipe Pinó
08/03/2022 18:55
Thumbnail

Bailarinos da Companhia Gira Dança, de Natal, Rio Grande do Norte, se apresentam no 4º Encontro Para-Dançar | Brunno Martins/Divulgação

Curitiba é uma das cidades que recebe a quarta edição do Encontro Para-Dançar, uma mostra de dança contemporânea que destaca apresentações de bailarinos com deficiência junto de sua programação. De 9 a 13 de março, espaços públicos, teatros, praças e pontos turísticos das cidades de Curitiba, Ponta Grossa e Paranaguá serão palco para as apresentações gratuitas.
Esta edição é realizada pela Associação Brasileira de Apoiadores Beneméritos do Teatro Guaíra (ABABTG), e reúne 27 artistas, como o bailarino alemão Roland Walter, artista que teve paralisia cerebral no nascimento e fará a performance "Hi, it is me", com composição musical própria, em que narra partes de sua vida.
“Embora haja uma abertura significativa da sociedade, ainda há um longo caminho a percorrer. São necessários esforços e estímulos para a validação social da produção artística por corpos com deficiência, e para a inclusão do público no imenso espectro de possibilidades e diversidades na área da dança”, explica a coordenadora do Encontro Para-Dançar, Simone Bönisch.
Confira a programação em Curitiba:
Quinta, 10 de março
19h30 - Casa Hoffmann: “Hi, it is me”, com Roland Walter (Alemanha) e “Canto dos Malditos”, com Marcos Abranches (São Paulo/SP)
Sexta, 11 de março
14h - Casa Hoffmann: Oficina Laboratório de Criação em Dança com a Companhia Gira Dança (Natal/RN)
19h30 - Casa Hoffmann: “Vivência Dupla Exposição” com o Nó movimento em rede (Curitiba/PR)
Sábado, 12 de março
20h – Guairinha: “Corpo Celeste”, com Giovanni Venturini (São Paulo/ SP) e “Sem Conservantes”, com a Companhia Gira Dança (Natal/RN)
Domingo, 13 de março
14h – Cine Passeio – Estúdio Valência Xavier: Exibição comentada do vídeo “FIRMAMENTO” do Nó movimento em rede (Curitiba/PR) e conversa entre todos os artistas do Encontro Para-Dançar transmitida ao vivo pelo YouTube da ABABTG.
18h – Guairinha – “Nuvem de Pássaros”, com a Movidos Dança (Natal/RN) e “Sensorium”, com o Grupo Corpo em Movimento (Niterói/RJ)
Serviço
4º Encontro Para-Dançar. De 9 a 13 de março em Curitiba, Ponta Grossa e Paranaguá. Entrada gratuita. Programação completa disponível no site.