Cultura

Museu Oscar Niemeyer oferece atividades artísticas virtuais às quartas-feiras

Equipe Pinó
01/06/2021 16:00
Thumbnail

MON – Museu Oscar Niemeyer. Centro Civico de Curitiba. Arquitetura Modernista. | Gazeta do Povo

O Museu Oscar Niemeyer (MON) oferece atividades artísticas para quem busca entretenimento seguro durante a pandemia. Os encontros virtuais são ofertados semanalmente às quartas-feiras, e iniciaram na semana passada com a “Composições com Objetos Cotidianos” , que demonstrou como explorar combinações de objetos do dia-a-dia para criar imagens.
Nesta quarta-feira (02/06) é a vez da mediação sobre “A Travessia do Desastre”, exposição do artista François Andes e do curador Luiz Gustavo Carvalho instalada na sala 2 do MON. A mostra é um instigante conjunto de obras – desenhos, intervenções in situ, esculturas, figurinos e máscaras - que leva o público a um fascinante intercâmbio entre a cultura de países asiáticos e do Brasil. Ela foi concebida em períodos de residência artística de François Andes e do curador Luiz Gustavo Carvalho no Brasil, Vietnã, Camboja e Coreia do Sul, entre 2016 e 2019.
Entre as obras criadas especialmente para a exposição do artista no Museu Oscar Niemeyer estão três que foram inspiradas pela coleção de arte asiática do MON. São elas: “A Tempestade”, baseada em porcelanas chinesas; “Três Estudos para Motivos Têxteis”, realizada a partir de leques japoneses, e “O Destecer do Arco-íris”, com referência à Deusa-Mãe de origem indiana.
Andes também inspira a atividade artística do dia 9 de junho, a oficina “Jogo do Cadáver Esquisito”, que  propõe experimentar o intercâmbio de narrativas com colagens e desenho e é baseada em um jogo homônimo inventado na França no século 20.
Para participar não é preciso de inscrever ou ter conhecimento prévio, basta acompanhar os canais do MON no Instagram, Facebook e Youtube.

Museus permanecem fechados

Seguindo o Decreto Municipal da última sexta-feira (28/05), os museus do Estado do Paraná, em Curitiba, permanecem temporariamente fechados ao público até o dia 9 de junho, podendo o prazo ser estendido por novo decreto.
As instituições culturais e os museus do Estado mantêm uma rica programação virtual desde o início da pandemia em 2020. Para ter acesso a oficinas, podcasts, vídeos e visitas virtuais basta entrar nos sites, redes sociais ou nos canais do YouTube das instituições.