Curtas

Confira novidades e tendências inpiradoras em Curitiba

Equipe Pinó
10/05/2021 19:54
Thumbnail

Novas feiras em Curitiba

Duas novas feiras vão animar as noites curitibanas. A primeira, recém-inaugurada no bairro Lindóia, na Avenida Wenceslau Braz, funciona toda sexta- -feira. A segunda, no Jardim das Américas, na Praça Ryu Mizuno, às quintas-feiras, tem previsão de inauguração até o mês de junho. Com bancas e trailers de hortifrutigranjeiros, pescados, frios e comidinhas prontas para consumo, os dois pontos irão funcionar das 16h às 21h.
Para ocupar as novas feiras (e também vagas remanescentes em outros seis pontos de Curitiba), a Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional abriu um chamamento público para pessoas físicas e jurídicas interessadas em vender seus produtos na feirinha. Para mais informações, acesse www.curitiba.pr.gov.br.

Rua das Flores entre as mais bonitas do país

Podemos concordar que a Rua das Flores é um dos pontos mais marcantes de Curitiba, possui uma beleza inegável e atribui um charme especial ao centro da cidade. E quem tem essa opinião não é só curitibano orgulhoso! A Casa Vogue, revista especializada em arquitetura, classificou a rua como a terceira mais bonita do Brasil. A publicação destacou o seu caráter histórico e emblemático: foi a primeira via exclusiva para pedestres do país e hoje é ponto turístico da cidade.
Cheia de opções de comércio, gastronomia e lazer, também dispõe de atrações para a criançada, como o Bondinho da Leitura. A Rua das Flores é um patrimônio do Paraná, tombada por lei estadual desde 1974. As outras ruas mais bonitas do Brasil, de acordo com a Casa Vogue, são: a Rua Gonçalo de Carvalho, em Porto Alegre (RS), Rua do Bom Jesus, em Recife (PE), Rua das Pedras, em Búzios (RJ), Rua do Mucugê, em Arraial d’Ajuda (BA) e Rua do Giz, em São Luís (MA).

Clube de literatura alemã

O “Telas Literárias” é um clube de leitura virtual gratuito para quem se interessa pela terra de Goethe. O projeto é dividido em encontros mensais via Zoom, nos quais um mediador diferente debate uma obra ou autor que tenha tradução para a língua portuguesa.
Os assuntos abordados serão divulgados com antecedência para que os interessados possam se preparar para a conversa, mas não é necessário ter lido o livro ou ter conhecimento sobre literatura alemã. Em maio, o encontro está previsto para o dia 13, às 17h.
A obra debatida será “Talvez Esther”, de Katja Petrowskaja, e contará com a mediadora Gisele Eberspächer. A programação completa você confere no site do GoetheInstitut São Paulo: www.goethe.de/ins/ br/pt/index.html.

Nova pista de skate

Os praticantes de skate acabam de ganhar um novo espaço para curtir a cidade. Localizada no bairro Guaíra, no Eixo de Animação Arnaldo Faivro Busato (Av. Presidente Wenceslau Braz), a nova pista tem cerca de 130 metros de extensão e um conceito de integração com a cidade — seus obstáculos simulam aqueles encontrados no ambiente urbano, como degraus, meios-fios, desníveis e ruas.
A pista foi projetada pelo arquiteto Frederico Cheuiche de Oliveira, por meio da Associação Paranaense de Desenvolvimento da Cultura e da Prática do Skate, que doou o projeto à prefeitura. De acordo com a associação, essa é uma das maiores e mais modernas do país. Vale lembrar que o uso da pista está sujeito às medidas preventivas contra a Covid-19: os praticantes de skate devem usar máscaras, manter o distanciamento social e ir, de preferência, sozinhos.

Curitiba em concurso da ONU

A capital paranaense foi uma das cidades selecionadas para pensar em soluções para as mudanças climáticas no concurso “Desafio Climático das Cidades Inteligentes”, do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (UN-Habitat).
O objetivo é testar meios para a redução de gases do efeito estufa e, ao mesmo tempo, causar impacto social relevante, como bairros com emissão zero de carbono, gerenciamento de logística de frete e edifícios verdes e acessíveis. Além de Curitiba, as cidades de Bogotá (Colômbia), Bristol (Reino Unido) e Makindye Ssabagabo (Uganda) participam do concurso. Juntas, apresentarão seus projetos na feira internacional “Expo 2020”, em Dubai, no mês de outubro.

Representatividade na Wolf Racing Cars

Motivo de orgulho para a cidade, a curitibana Kaká Magno, de 32 anos, é a primeira mulher a competir no Campeonato Italiano de Protótipos, como piloto da Wolf Racing Cars. Ela levou o nome de Curitiba até a Itália, com o brasão da capital paranaense no macacão de corrida. A competição é uma categoria do automobilismo internacional, com carros similares aos da Fórmula-1, capazes de atingir mais de 240 km/h. Kaká também é a primeira mulher a usar o software Ramp, sistema de monitoramento do carro em tempo real na pista.
Isso garante uma maior interação com o espectador: ele pode escolher a câmera on-board do piloto e receber informações enviadas pelo carro diretamente para o aparelho em que estiver assistindo (celular, tablet, computador ou smart TV). As provas começaram no dia 30 de abril e vão até 19 de setembro. No Brasil, são transmitidas via streaming pelo canal FStream.

Destino inteligente

Mais um título vem para chancelar Curitiba como cidade inteligente. Dessa vez quem honra a capital curitibana é o Ministério do Turismo (MTur), que divulgou uma lista com os 10 municípios brasileiros considerados Destinos Turísticos Inteligentes (DTI). Os critérios, afirma a instituição, vão além da implementação de meios digitais. Foram considerados outros cinco pilares: governança, inovação, tecnologia, sustentabilidade e acessibilidade.
Mais do que um título, a inciativa do MTur fará com que Curitiba recebe investimentos e participe de programas que buscam transformar cidades turísticas em destinos que possibilitem experiências inovadoras. Junto à Curitiba, estão na lista Rio Branco (AC), Recife (PE), Salvador (BA), Palmas (TO), Florianópolis (SC), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF) e Campo Grande (MS) — até o fechamento desta revista, a décima cidade não havia sido anunciada.

Viva a Itália em sua casa

Depois de uma pausa em 2020, o Festival Mia Cara decidiu se adaptar às limitações atuais para realizar a sua nona edição no formato online: o tema será “Viva a Itália em sua Casa”. De 24 de maio a 6 de junho, o festival celebrará a cultura italiana com uma programação repleta de apresentações musicais, mostra de cinema, teatro, literatura, ações de gastronomia e conteúdos turísticos.
Também será feita uma homenagem ao escritor, poeta e político Dante Alighieri, em razão dos 700 anos da sua morte. O evento é gratuito e organizado pelo Consulado Geral da Itália em Curitiba com a ONG Unicultura. Informações sobre a programação completa e plataformas de transmissão das atrações serão disponibilizadas no site do Festival: www.miacara.com.br.

Revitalização da Prudente Moraes

Para reforçar a economia local, a Alameda Prudente de Moraes estará de cara nova no período pós-pandemia. Será feita uma ampliação de área externa para abrigar mesas de restaurantes, melhor acessibilidade, segurança e integração à ciclomobilidade, entre outras melhorias.
A revitalização acontecerá entre o trecho da Rua Professor Fernando Moreira até a Alameda Carlos de Carvalho. As intervenções propostas pela prefeitura foram apresentadas aos comerciantes por videoconferência, no final de março.