Exposição

Olimpíadas: exposição reconta quase 3 mil anos de história do evento

Roberta Braga, especial para a Pinó
17/05/2021 18:28
Thumbnail

Exposição Uma Viagem Olímpica começa nessa terça-feira, dia 18/05.

Foi em uma viagem à Olímpia, na Grécia, em 2010, cidade-berço das Olimpíadas, que o professor de história aposentado Adelino Venturi se interessou pela história dos jogos olímpicos. Em 2016, a tocha olímpica passou pela cidade de São José dos Pinhais, onde mora, e ele pôde perceber o efeito positivo na população local. Foi o pontapé para dar início a um projeto de pesquisa sobre as Olimpíadas, mas que também tivesse um caráter social. “Sempre tive uma ligação forte com o esporte por sua capacidade de encantar e de melhorar a vida das pessoas em diversas fases da vida, na infância, juventude e também na terceira idade”, conta.
O idealizador da exposição, Adelino Venturi.
O idealizador da exposição, Adelino Venturi.
Cinco anos depois e com a aproximação das Olimpíadas de Tóquio, no Japão, que começa no mês de julho, o projeto se transformou na exposição Uma Viagem Olímpica, que começa nessa terça-feira, dia 18, a partir das 19h, no Museu Atílio Rocco, em São José dos Pinhais. A abertura da exposição acontece na Semana Nacional de Museus, evento realizado de forma paralela em todo o país.
A exposição Uma Viagem Olímpica é gratuita e ficará aberta para visitação por 90 dias e, depois, segue para outras cidades de forma itinerante. A mostra reúne 14 painéis que recontam os quase 2.800 anos de história dos jogos, passando por fatos relevantes para o entendimento da história olímpica. Em uma linha do tempo, os painéis retratam as 32 edições,  desde a Grécia Antiga até os Jogos de Tóquio 2021, e trazem curiosidades sobre as cidades-sedes, os países participantes e os atletas vencedores. “Também selecionamos frases motivacionais dos campeões olímpicos, e trouxemos itens oficiais da edição de 2016, no Rio de Janeiro”, conta Adelino.
Ele se refere à tocha oficial, às 32 medalhas de colecionador (sendo quatro de ouro) dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro, e à coleção completa de moedas que circularam na ocasião. Outro item incluído na exposição são os mascotes da edição de 2021 dos jogos. “Queremos possibilitar o acesso público à informação e aos acervos e proporcionar momentos de reflexão, aprendizagem e curiosidade. Também temos como objetivo motivar os jovens e chamar o pessoal da terceira idade para sair da zona de conforto e praticar esporte”, reforça Adelino.

Pesquisa histórica e social

A historiadora Damiana Pereira da Cruz se dediccou à pesquisa durante um ano e meio.
A historiadora Damiana Pereira da Cruz se dediccou à pesquisa durante um ano e meio.
Os dados selecionados para a exposição partiram de uma pesquisa realizada pela historiadora Damiana Pereira da Cruz que, durante um ano e meio, se debruçou em documentos oficiais e periódicos. O resultado da pesquisa também foi incluído como texto-base do projeto. “A pesquisa teve o objetivo de mostrar o esporte enquanto agente transformador em todas as etapas da vida. Além disso, também tentamos mostrar que o esporte não tem um conceito estático. A forma que ele era entendido no começo das olimpíadas é diferente do que vemos hoje. Ou seja, não é apenas sobre a atividade física, mas também engloba um movimento social”, diz Damiana.
Serviço Exposição Uma Viagem Olímpica Data: a partir de 18/05 até agosto Horários: de 3ª a 6ª feira, das 8h às 12h – 13h às 17h, aos sábados das 12h às 16h Local: Museu Atílio Rocco (R. Quinze de Novembro, 1660 - Centro, São José dos Pinhais) Entrada gratuita