Passeio em Curitiba

Ópera de Arame recebe Exposição Jardim Sensorial

Equipe Pinó
11/05/2022 18:28
Thumbnail
A Ópera de Arame acaba de ganhar um jardim sensorial. É a exposição de artes visuais "Jardim Sensorial", um passeio que recria elementos do universo da fauna e da flora brasileira e mundial a partir de esculturas do artista e designer carioca Marcos Scorzelli. Em cartaz até 03 de julho, a mostra traz obras que estarão em um jardim pensado para criar encantamento e instigar a curiosidade de quem o visita. Para isso, formas tridimensionais e uma explosão de cores vibrantes se propõe mostrar mais do que os olhos estão acostumados a ver. A visitação é aberta de terça a domingo, das 10h às 18h.

Fauna e Flora

A fauna do Jardim Sensorial será representada por uma série de dezesseis esculturas tridimensionais de animais. Os bichos de Scorzelli tem até três metros de altura e uma variedade de espécies, como girafas, polvo, ema, elefante, beija-flor, bicho preguiça, touro, coelho e capivaras. “Meus animais são ao mesmo tempo a continuidade do sentido lúdico e a problematização da geometria. Nesse sentido, adequam-se ao desenvolvimento de um viés educativo, explorado agora nessa exposição. Desde que eu pisei em Curitiba, estou inquieto para criar um dos símbolos da cidade – a capivara, feita especialmente para esta mostra.”, comenta o artista.
Vitória Regia é uma das flores representadas na exposição
Vitória Regia é uma das flores representadas na exposição
A flora é representada por cinco peças gigantes que dão forma à flor da bracatinga, flor do manacá, vitória régia, pinha e mandacaru. Criadas a partir do universo da geometria, o artista usa uma técnica de dobradura com vinco e corte da chapa de aço sem soldas, recortes ou sobra de material.
"O Marcos tem um trabalho fantástico em que ele traz a chapa metálica com dobraduras, como se fossem origamis em tamanho gigante. São peças que têm alma, que têm identidade e que conversam com a gente. E mais do que isso, são peças que permitem a interatividade, que as crianças podem manipular. Elas criam uma conexão forte com as pessoas. Nada mais interessante do que trazê-las para a Ópera de Arame”, revela Felipe Guerra, que assina a curadoria da mostra. Para ele, os espaços entre a arquitetura e a natureza vão servir perfeitamente como pano de fundo para essas peças. "Teremos uma conexão, uma conversa direta entre a arquitetura, a natureza e as artes”, completa Felipe.

Acessibilidade e Social

Pensada para ser totalmente acessível, a exposição Jardim Sensorial conta com QR code de audiodescrição em todas as esculturas. Além disso, uma versão online da mostra em 3D ficará disponível para visitação gratuita no site da produtora.
Em paralelo à exposição, serão realizadas também ações sociais externas, como uma oficina criativa com materiais da natureza para 500 alunos de escolas da rede pública de Curitiba, além de palestras para professores.

Serviço Jardim Sensorial - Exposição de arte visual

Quando: de 03 de maio a 03 de julho de 2022
Local: Ópera de Arame (R. João Gava,920)
Horário de visitação: de terça-feira a domingo, das 10h às 18h.
Entrada para Ópera de Arame: R$15,00 (inteira) e R$7,50 (meia-entrada). Meia-entrada válida para moradores de Curitiba e região metropolitana, crianças entre 05 e 11 anos, estudantes e professores, pessoas com mais de 60 anos, portadores de necessidades especiais e acompanhante, doadores de sangue e jovens de baixa renda que possuam o CadÚnico.
Isenção de entrada: estudantes do ensino público e crianças até 05 anos
Classificação indicativa: livre