• Carregando...
Fachada do setor de orgânicos do Mercado Municipal de Curitiba
Pioneiro no Brasil, setor de orgânicos do Mercado Municipal de Curitiba foi inaugurado em 2009.| Foto: Divulgação

O setor de orgânicos no Mercado Municipal de Curitiba foi um marco para o Brasil: inaugurado em fevereiro de 2009, foi o primeiro espaço totalmente dedicado à comercialização de orgânicos dentro de um mercado público, e sua configuração ajudou a difundir o consumo de alimentos sem agrotóxicos, não transgênicos e sem uso de adubo químico.

Fachada do setor de orgânicos do Mercado Municipal de Curitiba
Fachada da entrada do setor de orgânicos no Mercado Municipal de Curitiba. Foto: Divulgação| Divulgação

Atualmente, o setor tem 14 estabelecimentos (confira todos aqui), dentre restaurantes, cafeteria, hortifruti, mercearia, açougue e também loja de cosméticos e roupas. “Muitas pessoas se surpreendem com essa variedade, pois nem imaginam a diversidade de produtos que existe dentro da cultura orgânica”, comenta Cleverson Augusto Schilipack, presidente da Associação dos Comerciantes Estabelecidos no Mercado Municipal de Curitiba.

Em quatro anos, a frequência de consumo de orgânicos dobrou: 15% das pessoas afirmavam consumir pelo menos um produto orgânico no mês. Em 2021, esse dado foi para 31%, segundo o Panorama de Consumo de Orgânicos no Brasil de 2021, desenvolvido pela Associação de Promoção dos Orgânicos (Organis), Brain Inteligência Estratégica e Unir Orgânicos.

Curitiba goza da fama de capital sustentável há décadas, e foi uma das primeiras capitais a ter feira orgânica de rua, ainda em 1993, quando a feira do Passeio Público começou com dez barraquinhas. Atualmente, o Paraná tem 3.752 produtores orgânicos certificados em todo o estado, atrás apenas do Rio Grande do Sul. O Estado incentiva a produção de orgânicos através do programa Paraná Mais Orgânicos desde 2009, com a atuação da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior junto das universidades estaduais, que prestam assistência técnica e extensão rural aos produtores.

Serviço

Mercado Municipal de Curitiba. Av. Sete de Setembro, 1.865, Centro, Curitiba. Abre de terça a sábado das 8h às 18h e domingo das 8h às 13h (restaurantes até 15h). Fecha às segundas-feiras.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]