Leitura

Revolução urbana de Curitiba, infância no Brasil e mais: 4 dicas de livros para conhecer

Equipe Pinó
07/05/2022 17:26
Thumbnail
Confira quatro dicas de livros de escritores paranaenses que foram lançados e relançados recentemente.

"A rua e a bruma, a régua e o campasso", de Dante Mendonça (Fecomercio/Sesc)

Sinopse: No dia 19 de maio, comemorando os 50 anos de renascimento da Rua das Flores – primeira via de pedestres do Brasil –, será lançado o romance de ficção histórica que narra a revolução urbana de Curitiba, comandada por Jaime Lerner. O livro de Dante Mendonça, colunista da Revista Pinó, relembra passagens importantes para a história da cidade. Com 280 páginas, traz capa de Maringas Maciel e posfácio de Paulo Vítola, presidente da Academia de Letras.
Valor: sob consulta.

"A infância do Brasil", de José Aguiar (Editora Nemo)

Sinopse: Agora em edição ampliada, a obra “A infância do Brasil”, finalista do Prêmio Jabuti em 2018, traz em imagens uma narrativa impactante da infância no Brasil. Da escravidão ao racismo, passando pelas desigualdades sociais das grandes cidades, o quadrinista José Aguiar retrata os obstáculos sociais enfrentados pelas crianças ao longo de mais de 500 anos.
Valor: a partir de R$ 54,01, a versão física, no site da Amazon: amazon.com.br.

"Utopias notáveis - Poesias e delírios que contam e inspiram", de Matheus Boeck (Editora CRV)

Sinopse: O jovem artista paranaense Mattheus Boeck reuniu suas poesias que retratam temas como o  sagrado, o universo e o teatro. Por meio de seus escritos, Mattheus deseja que as pessoas descubram esses universos que lhe são tão caros. O livro conta com as ilustrações de Gabriel Rischbieter.
Valor: a partir de R$ 48,90, a versão física no site da Livraria da Travessa: travessa.com.br

Eu Sei de Mim” e “Eu Sei de Mim Ah! Sei sim”, de Thelma Alves de Oliveira (Ministério do Turismo)

Sinopse: 
Os livros “Eu sei de mim” e “Eu sei de Mim Ah! Sei sim”, chegam em sua 2ª edição. Escritos por Thelma Alves de Oliveira e com ilustrações de Gabriel Rischbieter, as obras trazem poemas que atuam na promoção dos direitos das crianças e adolescentes. Com linguagem sensível, buscam informar sobre os direitos de crianças entre 3 e 12 anos, dando ferramentas adequadas para que elas possam perceber situações de risco, ensinando a lidar com elas e pedir ajuda.
Valor: acesso gratuito. Acesse "Eu sei de mim" clicando aqui. Acesse "Eu sei de mim Ah! sei sim" clicando aqui.