• Carregando...
Homens tirando sacos de alimentos não-perecíveis, como feijão e arroz, do porta-malas de um carro, e colocando-os em uma mesa.
Para doar alimentos não-perecíveis e roupas, diversas campanhas são promovidas na capita.| Foto: Andre Wormsbecker/Divulgação CMS

Quando as temperaturas descem na capital, quem mais sofre o impacto são as pessoas em vulnerabilidade social. Se você tem interesse em doar alimentos e roupas em Curitiba, confira uma série de iniciativas que vão deixar a vida de alguém, e o seu coração, mais quentinhos neste outono/inverno.

Aquece Paraná

Organizado pelo Governo do Estado, o Aquece Paraná visa arrecadar roupas, calçados, cobertores, roupas de cama e outros itens em bom estado de uso. As doações serão destinadas a pessoas em situação de vulnerabilidade social de todo o Paraná.

São três as opções para realizar as doações. Primeiramente, indo até os quartéis do Corpo de Bombeiros do Paraná, que são pontos de coleta. Depois, são realizadas ações de coleta via drive-thru em datas pré-determinadas, no Teatro Guaíra. Até agora, as datas confirmadas são 18 de junho e 26 de julho. Por fim, é possível baixar o aplicativo da campanha, que irá indicar qual organização parceira necessita dos itens que o doador está propondo.

Campanha do Agasalho 2021

Até o dia 27 de agosto, você pode doar roupas, calçados e cobertores novos ou usados, desde que estejam em boas condições de uso. As doações podem ser entregues em todas as unidades do Sesc-PR, do Senac, em condomínios filiados ao Secovi-PR, bem como em empresas do comércio de bens, serviços e turismo parceiras. Clique aqui para conferir a lista completa com os endereços em diversas cidades do Paraná.

Com o mote “onde há calor, há mais vida”, a campanha é organizada pelo Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, RPC e Instituto GRPCOM e pretende superar os resultados do ano passado, que atingiram uma marca recorde: mais de um milhão de peças arrecadadas em todo o estado.

Campanha do Agasalho Unimed

"Tem roupa que merece seguir em frente". Este é o mote da Campanha do Agasalho da Unimed, que busca arrecadar roupas de inverno, como casacos, meias, luvas e gorros, bem como calçados e cobertores em bom estado de conservação, higienizados e prontos para serem utilizados.

Os pontos de coleta são as unidades da Unimed Curitiba no Tarumã, Itupava, Centro, Alto da XV, além das unidades da Droga Raia no Hugo Lange, Jardim Social e Alto da XV. Para mais informações, acesse o site da Unimed Curitiba. As doações serão enviadas à Fundação de Ação Social de Curitiba (FAS) e ao Provopar Estadual.

Campanha do Agasalho Provopar

A Provopar (Programa do Voluntariado Paranaense) também organizou uma campanha de agasalho. Estão sendo arrecadados roupas masculinas, femininas, infantis, calçados, cobertores e acessórios como luvas, toucas, cachecóis e outros. De acordo com a instituição, as peças mais requisitadas nas comunidades vulneráveis são cobertores de solteiro e casal.

São mais de 10 pontos de coleta, entre as duas unidades da Provopar Estadual (no Batel e no Guaíra) e estabelecimentos parceiros no Batel, Juvevê, Alto da Glória, Bom Retiro, Bigorrilho, Portão, Ahú, São Francisco e em São José dos Pinhais. Clique aqui para conferir a lista completa. Quem desejar também pode doar em dinheiro através do Pix. A cada R$ 40 em doação, a Provopar comprará um agasalho completo infantil.

Juntos contra a fome

Criado pela RPC, o projeto busca arrecadar alimentos não perecíveis para famílias em vulnerabilidade. Com abrangência regional, o Juntos contra a fome conta com dezenas de pontos de coleta em 8 cidades do Paraná, incluindo Curitiba. As doações devem ser previamente agendadas. Clique aqui e confira os endereços.

Essencial é viver

Até 10 de julho, pessoas físicas e jurídicas podem contribuir com a campanha idealizada pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná, com foco em ajudar os paranaenses mais impactados pela Covid-19. As pessoas físicas podem doar alimentos e roupas em Curitiba, bem como livros.

Já as pessoas jurídicas podem doar álcool gel, máscaras, EPis, jalecos, serviços de manutenção em respiradores, oxímetros, lixeiras, caixas térmicas, geladeiras. Além disso, são aceitos itens para o acesso de alunos às aulas on-line, como smartphones e chips, tablets, notebooks e computadores.

A lista completa, com os mais de 40 pontos de arrecadação, está disponível no site da campanha. Clique aqui para acessar.

Doe Solidariedade

Organizada pela Prefeitura, a campanha Doe Solidariedade é para quem deseja doar alimentos e roupas em Curitiba, que vão ajudar famílias em situação de vulnerabilidade e pessoas em situação de rua atendidas pela FAS. Ao todo, são mais de 130 pontos fixos de coleta de doações, além de drive-thrus organizados periodicamente em estabelecimentos parceiros. No dia 17 de junho, por exemplo, a coleta drive-thru será no Condor Pinheirinho (Av. Winston Churchill, 2170), das 14h às 19h.

Os pontos fixos de coleta são as 10 Ruas da Cidadania, os 39 Centros de Referência de Assistência Social (Cras), os 10 Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), no Disque Solidariedade, onde também foi instalado um drive-thru, assim como Instituto Curitiba de Saúde (ICS). Além disso, quem preferir poderá fazer doações ainda nas lojas dos supermercados Condor,  Festval, postos de combustíveis e lojas dos Correios da cidade. Clique aqui para conferir todos os endereços.

Instituto Salesiano de Assistência Social (ISAS)

O Instituto possui campanha permanente de coleta de alimentos e roupas em três pontos de Curitiba. São eles: a Paróquia São Cristóvão (Rua Santa Catarina, 1750, Guaíra), a Paróquia Menino Jesus de Praga (Av. Santa Bernadete, 1013, Lindoia) e a sede do ISAS (Rua Pernambuco, 1405, Guaíra). As doações são destinadas às comunidade do Parolin em situação de vulnerabilidade social.

Santa Solidariedade

No bairro Santa Felicidade, em Curitiba, a comunidade civil, religiosa e comerciantes se uniram em um projeto que visa arrecadar alimentos não perecíveis e itens de higiene pessoal. Chamada de “Santa Solidariedade”, a campanha tem duração inicial de dois meses. As doações podem ser entregues na sede da Sociedade Iguaçu (Av. Manoel Ribas, 8172), bem como nos estabelecimentos associados à organização e à Associação do Comércio e Indústria de Santa Felicidade.

As arrecadações serão destinadas às famílias cadastradas nas seguintes instituições: Paróquia Nossa Senhora da Conceição do Butiatuvinha, SOS Vila Torres, comunidade Damas de Caridade da Igreja Matriz de Santa Felicidade e Igreja do Evangelho Quadrangular do bairro. Para mais informações, entre em contato pelo telefone/WhatsApp (41) 99582-1366, da Associação do Comércio e Indústria de Santa Felicidade.

SOS Vila Torres

Criado em março de 2020, o projeto tem como objetivo atender às necessidades de pessoas afetadas pela pandemia da Covid-19 na Vila Torres, Assentamento Nova Guaporé, Caximba, Parolin, Portelinha, e outras locais de Curitiba. Podem ser feitas doações financeiras por PIX (41999632350), mas também doações de alimentos na Capela Nossa Senhora Aparecida (Rua Guabirotuba, 770, Vila Torres), diretamente para o Padre Joaquim Parron.

Para mais informações, entre em contato pelo WhatsApp (41) 99106-9104 ou pelo site do projeto.

Mãos invisíveis

O Mãos Invisíveis é um projeto que trabalha com a população em situação de rua e famílias em extrema vulnerabilidade de Curitiba. Hoje, atua principalmente na coleta de mantimentos para abastecer a cozinha do Movimento Nacional da População em Situação de Rua (MNPR) e na distribuição das refeições. O projeto não é sazonal e sim contínuo, sem data de início ou fim.

Você pode ajudar doando alimentos, mas também itens como sacos de lixo, luvas descartáveis, papel toalha e mais. A lista com todos os insumos necessários está nos destaques “Como ajudar” do Instagram do projeto (clique aqui). São dois pontos de coleta. Na Colmeia Cultura (R. Padre Isaías de Andrade, 409, Parolin), com agendamento prévio, bem como na R. Alferes Poli, 2523, das 10h às 19h. Também é possível fazer doações em dinheiro, por pix. Para conferir a chave, acesse o Instagram @projetomaosinvisiveis.


Conhece outra instituição em que seja possível doar roupas e alimentos em Curitiba? Envie para pino@gazetadopovo.com.br

Conteúdo editado por:Roberta Bertolini Braga
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]