Música Instrumental

SESI Paraná leva orquestra só de mulheres para cidades do interior

Equipe Pinó
12/05/2022 18:56
Thumbnail
O SESI Paraná leva para o interior apresentações de uma orquestra só de mulheres. De 17 a 20 de maio, Apucarana, Cianorte, Umuarama e Terra Roxa vão conferir concertos da Ladies Ensemble, primeira orquestra profissional do Brasil exclusivamente feminina.
No repertório, há clássicos conhecidos pelo público, como o Concerto Primavera (Allegro) e Inverno (Presto), de Antonio Vivaldi; Suítes da Ópera Carmen, de Bizet/Giraud. E, também, obras brasileiras, como a Melodia Sentimental, de Heitor Villa-Lobos; e Romance Sem Palavras, de Bento Mussurunga. O programa completo está no site do SESI.
Ao longo da apresentação, haverá intervenção das musicistas com o público presente, contando um pouco da história dos compositores do repertório e o contexto da composição destas obras. Com 20 musicistas (corda, piano e percussão) no palco e a Maestrina Clara de Lanna, o concerto abordará a música clássica de forma didática e acessível.
Além deste repertório, a Ladies Ensemble também apresentará músicas universais – a World Music – usando também instrumentos orientais. E a instrumentista Myria Tokmaji - refugiada síria e foi naturalizada brasileira - tocará o Qanum, instrumento de origem persa. Aliás, dar espaço para as musicistas é uma característica da Ladies Ensemble. “Neste universo da música, os solistas são convidados de fora. Aqui, na Ladies Ensemble, empoderamos nossas musicistas e elas são nossas solistas”, conta a fundadora do grupo, Fabíola Bach Akel, que também toca viola nos concertos.
“Ao promover a circulação deste espetáculo didático no interior do Estado, o SESI Cultura Paraná pretende despertar o interesse dos profissionais da indústria e seus familiares para a arte. Assim, agregamos mais sensibilidade e criatividade para a formação deste público, tendo a música como vetor”, diz a gerente de cultura do Sistema Fiep, Anna Paula Zétola. E ela ressalta que esse é um projeto idealizado pelo Sr. Carlos Valter, presidente do Sistema Fiep.

Serviço SESI Paraná Orquestra Ladies Ensemble

Duração: 1h30min.
  • 17 de maio, terça-feira, às 19h30 – Cine Teatro Fênix – Apucarana – PR
  • 18 de maio, quarta-feira, às 19h30 – Teatro Cândido Garcia – Cianorte – PR
  • 19 de maio, quinta-feira, às 19h30 – Centro Cultural Vera Schubert – Umuarama – PR
  • 20 de maio, sexta-feira, às 19h30 – Casa da Cultura Ademir Antonelli – Terra Roxa – PR
Ingressos gratuitos para trabalhadores das indústrias. Já a comunidade pode retirar ingressos trocando por 1 kg de alimento não perecível. Os ingressos estarão disponíveis para retirada na portaria do teatro a partir das 18h30 na data de realização do espetáculo.