Grandes, herbívoras e ícones pop: saiba como as capivaras se tornaram símbolo de Curitiba

Você sabe como as capivaras se tornaram ícone curitibano?

A Pinó foi resgatar a origem da fama e conta tudo!  Confira:

Durante a divulgação da Corrente Cultural de 2013, a equipe publicitária da Prefeitura de Curitiba decidiu adotar uma estratégia excêntrica para a época: capivaras!

O animal, que até então não tinha tanta força no imaginário curitibano, foi usado para trazer leveza para as redes da Prefeitura.

 Resultado: o curitibano se identificou e adotou a capivara como mascote.

Diversas marcas decidiram "surfar" nessa onda de popularidade e também colocaram a capivara como “garota propaganda” de seus produtos.

Hoje em dia, dá até para levar uma capivara para casa!

A loja Curitiba na Bagagem tem uma coleção de chaveiros, lápis, quebra-cabeças e imãs com os animais estampados.

Comer capivara? Também é possível! Mas sem causar nenhum dano ao animal.

A cozinheira Mity Yamashiro não só criou pastéis em formato de Capivara como também coxinhas! Elas têm até nome: capixinha.

Com tanta fama, promover o bem-estar dos animais se tornou tarefa importante da Prefeitura.

 Para isso, existe um amplo trabalho de pesquisa e acompanhamento profissional.

Atualmente, estima-se que haja uma população de cerca de 180 animais da espécie vivendo nas Unidades de Conservação em Curitiba.

E para que as capivaras continuem fazendo todo esse sucesso, é importante saber que elas são animais silvestres e devem ter seu espaço respeitado.

TEXTOS

Pinó Gazeta do Povo

IMAGENS

Arquivo/ Gazeta do Povo Reprodução e Divulgação

PRODUÇÃO DE WEB STORIES

Vitor Hugo Batista