• Carregando...
Exercícios físicos têm papel de destaque em 2021.
A pandemia impactou a forma como praticamos exercícios físicos. O uso da tecnologia foi uma dessas mudanças.| Foto: Alexandre Mazzo/ Gazeta do Povo

Desde que a pandemia começou, Flávio Santos levanta cedo, medita e faz yoga no próprio quarto. Ao final do dia, separa uma hora para um treino funcional mediado por um aplicativo que usa no celular. O objetivo do escritor de 29 anos é manter um estilo de vida saudável, reduzir o peso e, principalmente, cuidar do corpo e da mente. “Os exercícios melhoram meu sono, minha qualidade de vida e me dão energia”, diz. “É a forma que encontro de evitar o estresse e me sentir feliz neste momento”.

A rotina de exercícios de Santos é o que se espera para o cenário Fitness em 2021. Uma pesquisa anual realizada pelo Colégio Americano de Medicina do Esporte (ACSM, na sigla em inglês) mostra que a perda de peso, a busca por um estilo de vida saudável e os treinos virtuais são as principais tendências de práticas esportivas no Brasil. No mundo, o pódio é ocupado pelas atividades online, seguidas pelo uso das “tecnologias vestíveis” e pelos treinos com peso corporal.

A 15ª edição do levantamento entrevistou mais de 4.500 profissionais da área em diversos países – 850 somente no Brasil. De acordo com o master coach e autor do recorte brasileiro da pesquisa, Paulo Amaral, por aqui, a lista contém 16 das 20 tendências apontadas mundialmente. “Neste ano, o Brasil antecipou um tópico observado em outros países: a tecnologia”, explica. “Outro ponto fundamental é a atuação multidisciplinar com foco na saúde e na qualidade de vida”.

Em poucas palavras, os resultados indicam que não é necessário estar acostumado a treinos de ganho de massa muscular e emagrecimento para manter uma rotina saudável de esportes.

Para o profissional de educação física Cris Parente, que detém o título de “melhor personal trainer do mundo” pela Life Fitness Personal Trainer to Watch, a palavra-chave em alta é bem-estar. “Antes, os serviços das academias focavam na estética. Hoje a força está naqueles que entregam bons resultados para o sistema imunológico das pessoas”, diz. “Essa tendência se reflete no local de treinar, no tipo de acessório, no aplicativo de acompanhamento. Todos devem oferecer benefícios para a saúde”, conclui.

Proteção

O esporte tem papel fundamental na prevenção de doenças. Durante a pandemia da Covid-19, a Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE) e a Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde (SBAFS) emitiram notas reafirmando que a atividade física melhora o sistema imunológico, conferindo uma maior proteção contra agentes infecciosos. Claro, desde que observados os cuidados para evitar a transmissão do vírus.

Exercícios fortalecem sistema imunológico.
Os exercícios físicos, desde que praticados seguindo todas as medidas de segurança, são aliados contra a Covid-19 porque ajudam a melhorar o sistema imunológico.| Bigstock

O especialista em medicina do esporte e cardiologia Marcelo Leitão concorda. De acordo com o ex-presidente da SBMEE, ainda que o esporte não seja capaz de conferir imunidade contra a Covid-19, o praticante tende a experimentar uma gravidade menor dos sintomas do que pessoas inativas. Também tem evolução mais favorável no tratamento, conforme já observado em outras infecções virais. “Os exercícios não são apenas um hobby, são uma necessidade”, diz.

Em dezembro do ano passado, a Organização Mundial da Saúde (OMS) atualizou suas diretrizes para atividade física e comportamento sedentário. O estudo mostra que até cinco milhões de mortes poderiam ser evitadas por ano se a população mundial fosse fisicamente mais ativa.

Até cinco milhões de mortes poderiam ser evitadas por ano se a população mundial fosse fisicamente mais ativa.

Para superar este problema, a OMS indica que adultos de 18 a 69 anos devam praticar entre 150 a 300 minutos (2,5 a 5 horas) de atividades moderadas por semana. Mas a pesquisa do Colégio Americano de Medicina do Esporte tranquiliza quem acha difícil seguir tais recomendações. A tendência é que estas práticas estejam cada vez mais associadas a momentos de prazer.

Tendências

Em qualquer cenário, a pandemia da Covid-19 inaugurou novas formas de encararmos os exercícios físicos. Os três especialistas concordam que nunca a população esteve tão atenta aos benefícios da atividade física como em 2020. Também indicam que é sim possível permanecer ativo e em segurança. Confira as tendências fitness para o Brasil em 2021!

Perda de peso

Exercícios ajudam a perder peso.
Emagrecer, como uma forma de manter a saúde, segue sendo uma preocupação dos brasileiros para 2021.| Bigstock

Assim como em 2020, emagrecer deve continuar sendo o objetivo principal dos brasileiros neste ano. Desde que a primeira edição da pesquisa foi publicada em 2009, esta tendência aparece entre as 20 mais importantes em todo o mundo. Diferente do Brasil, contudo, em 2021 ela só figura na 16ª posição do ranqueamento mundial.

Paulo Amaral explica que a perda de peso pode estar relacionada a questões estéticas ou à mudança de hábito. Como a pesquisa foi feita durante um período em que muitos brasileiros estavam em isolamento social, o resultado era esperado. De qualquer forma, o especialista explica que o emagrecimento é uma consequência de diversas dimensões de uma vida equilibrada, como possuir uma alimentação saudável e o sono em dia. Deste modo, o cuidado com o peso, se feito de forma acompanhada, é também importante para a melhoria da saúde.

Estilo de vida saudável

Exercícios contribuem para a qualidade de vida.
Young happy fit tanned brunette goes in for sports with a big fitness ball, dressed in active black clothes, does exercises, works out, posing in the park, walks outdoors. Soft selective focus.| Bigstock

A busca por um estilo de vida saudável é um caminho sem volta. O personal trainer Cris Parente explica que os exercícios físicos não se resumem a “correr na esteira”. “Esporte não funciona mais no modelo antigo, de uma estética que depende do sofrimento. As pessoas hoje buscam momentos de prazer por meio da prática”.

Os resultados sugerem que o “no pain no gain” (sem sofrimento não há resultados, da expressão em inglês) está perdendo espaço. Paulo explica que o caminho é buscar no exercício físico as diversas dimensões de bem-estar, que estão relacionadas aos ganhos para o corpo, mente e alma — caminho seguido por Flávio Santos, que pratica técnicas simples de respiração e mantém uma alimentação coerente com a rotina de exercícios.

Esta aliança entre os benefícios biológicos do exercício — já que o músculo é um órgão endócrino mediador do sistema imunológico — e os benefícios para a saúde mental deve assumir cada vez mais protagonismo nos próximos anos. “Se tem uma área relacionada com saúde que não quer as pessoas doentes é a educação física. Ela é a mais preventiva possível”, conclui Parente.

Treinamento online

Exercícios podem ser conduzidos de maneira online.
As práticas mediadas de forma online subiram da 16ª para a terceira posição na lista brasileira entre 2020 e 2021, impulsionadas pelas medidas de isolamento social. | Bigstock

Principal efeito da pandemia da Covid-19, as práticas mediadas de forma online subiram da 16ª para a terceira posição na lista brasileira entre 2020 e 2021. Hoje é possível realizar diversas atividades dentro de casa por meio de um acompanhamento esportivo online ou gravado. Na pesquisa mundial, o tópico foi o mais lembrado entre os entrevistados.

A digitalização dos treinos é um processo permanente, mas que exige cuidados. Para Leitão, o importante é lembrar que toda atividade deve ser guiada e acompanhada por profissionais. “É necessário conhecer a prescrição médica de cada um. Às vezes há problemas ortopédicos e cardiovasculares que devem ser levados em conta na hora de seguir uma aula pré-gravada”, aponta.

Por isso, os aplicativos são um acessório extra. Para Parente, a tecnologia deve ser vista como uma aliada durante a quarentena, em viagens, ou quando o praticante tem barreiras para sair de casa. Contudo, os gadgets não substituem completamente os momentos de socialização e quebra de rotina que as atividades externas e em grupo podem proporcionar. O segredo é manter o equilíbrio.

Personal Trainer

 A expectativa é que o profissional de educação física, como o personal trainer, seja cada vez mais lembrado como um profissional de saúde.
A expectativa é que o profissional de educação física, como o personal trainer, seja cada vez mais lembrado como um profissional de saúde.| Bigstock

O crescimento do foco na saúde, em especial na saúde mental, exige que o profissional de educação física esteja atualizado. O treino individualizado tem características de supervisão da prática esportiva, mas também de acompanhamento comportamental — é o que explica Paulo Amaral. Segundo o especialista, o “personal trainer” aos poucos pode ganhar título de “personal lifer”, pois lida com questões que vão além do treino em si.

Em paralelo, de acordo com Cris Parente, a expectativa é que o profissional de educação física seja cada vez mais lembrado como um profissional de saúde, ao lado de médicos, dentistas e enfermeiros. Isto porque passa a ser considerado pela população em geral como um dos responsáveis pela manutenção da saúde do praticante.

Terceira idade

 A musculação é uma aliada da terceira idade. Independentemente da faixa etária, o treino precisa ser adaptado às possibilidades de cada um.
A musculação é uma aliada da terceira idade. Independentemente da faixa etária, o treino precisa ser adaptado às possibilidades de cada um.| Bigstock

Treinos especiais para a população acima dos 60 anos é uma tendência constante nas pesquisas brasileiras e internacionais — na Austrália, ocupa a quarta posição. A ideia de que musculação é uma modalidade apenas para quem quer ganhar massa muscular não é mais verdade. “Se tem uma atividade que o idoso pode fazer é a musculação”, afirma Parente. “Tudo é extremamente controlado. A posição, a velocidade, a postura, a carga e o tempo”, conclui. É, portanto, um exercício seguro e que pode ser considerado.

Integração clínica

A abordagem multidisciplinar da atividade física é uma tendência observada especialmente no Brasil e na Europa. Como citado por Amaral, o olhar para a saúde do praticante a partir de diversas áreas médicas é um dos pontos principais na prática brasileira. A integração vai desde a melhor prescrição de exercícios, até a abordagem nutricional e mental para a promoção da saúde.

Isso faz com que o mercado também mude, aponta Parente. O especialista espera que os negócios pequenos e intermediários, como os estúdios, cresçam cada vez mais. “O estúdio tem um aspecto de clínica, de consultório. Como o lugar em que você conhece e confia nos profissionais”, explica. Nestes ambientes, a atenção especializada é um diferencial procurado pelos brasileiros.

O olhar para a saúde a partir de diversas áreas é um dos pontos principais na prática brasileira.

Outras tendências no ranqueamento brasileiro

Qualificação profissional: busca por profissionais capacitados para o acompanhamento.

Exercício é medicina: iniciativa mundial que incentiva médicos a prescreverem atividades físicas aliadas aos demais tratamentos de saúde.

Treinamento funcional: treino que desenvolve força muscular para coordenação, resistência e equilíbrio.

Coach de saúde e bem-estar: acompanhamento individual que encoraja o alcance de metas pessoais de saúde.

Mundo

Duas tendências que ganham os holofotes no levantamento mundial têm menos força no caso brasileiro. Uma delas diz respeito aos wearable devices, ou “tecnologias vestíveis” (segundo lugar na concorrência internacional e 18º no Brasil). São exemplos os relógios que acompanham os indicadores de treino ou os dispositivos que avaliam a frequência cardíaca.

 Os wearables, também chamados de “tecnologias vestíveis”, são a segunda tendência com maior força em âmbito internacional.
Os wearables, também chamados de “tecnologias vestíveis”, são a segunda tendência com maior força em âmbito internacional.| Bigstock

Para Cris Parente, estes sistemas contribuem para organizar e qualificar o treinamento, mas devem ser usados de maneira inteligente. É comum que usuários que não são fanáticos por exercícios acabem desistindo de usar tais equipamentos quando a interface é mais coercitiva que educativa. “Estes gadgets não substituem os momentos presenciais. São auxiliares, coletores de informação de médio e longo prazo”, diz.

Outro ponto reforçado no ranqueamento mundial são as atividades ao ar livre. Elas estão na quarta posição em todo o mundo. Ainda que seja uma forma importante de manter a rotina de exercícios, em qualquer situação, Leitão reforça que, se for realizada uma atividade externa, é importante o uso de máscara facial. “Ela pode comprometer um pouco o rendimento, a performance, mas não causa danos à saúde”, afirma.

Não há escapatória. Se exercitar é necessário para manter uma vida saudável. Não existe modalidade do momento quando se trata de saúde. O importante é fazer aquilo que gosta. “A maneira com que eu enxergo o mundo depende de como eu estou”, conta Flávio. “E a forma como estou depende da minha energia”. Para ele, ao contrário do senso comum, a atividade física que cuida do corpo e da mente aumenta, e não diminui, a vontade de realizar outras tarefas ao longo do dia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]