Curitiba

Curtas: confira novidades e tendências da cidade

Equipe Pinó
16/11/2020 18:50
Thumbnail

O Jardim PINAH fica aberto para o público até a entrega do empreendimento de que está sendo construído no local, previsto para o primeiro semestre de 2021. | Divulgação

Jardim para Curitiba

O Jardim PINAH foi inaugurado, em outubro, em Curitiba. O espaço tem a proposta de aproximar os curitibanos da natureza. Localizado na Alameda Presidente Taunay, o espaço, que tem projeto assinado por Felipe Reichmann, ocupa uma área de 3 mil m² e tem estrutura para diversas atividades, como comedouros para pássaros, viveiro de mudas e espaço de contemplação. O jardim faz parte futuro empreendimento PINAH, da construtora e incorporadora Laguna, e está aberto ao público até a entrega a obra, prevista para o final do primeiro semestre de 2021. A natureza do terreno e as 13 araucárias são os elementos principais do espaço, que também traz totens com informações sobre as árvores que ainda serão plantadas no bosque e quais aves serão atraídas. O acesso ao Jardim PINAH é gratuito e está disponível diariamente, das 9h às 18h30.

Série retrata tradição ucraniana paranaense

A série Desalma, que estreiou no final de outubro no Globoplay, traz uma trama que se passa em meio a personagens e tradições ucranianas, ainda preservadas em diversas comunidades do estado do Paraná. Brígida, cidade fictícia da série, é inspirada em Prudentópolis, município de cerca de 50 mil habitantes do Centro-Sul do estado. A cidade conta com a maior comunidade ucraniana do Brasil: cerca de 80% dos moradores são descendentes do país europeu. Na série, que já teve a segunda temporada confirmada, são retratadas tradições como a culinária, a música, as festas típicas e as crenças.

App facilita processo de doação

Estudantes e professores de universidades paranaenses se uniram para criar o NÓS (Nosso Olhar Solidário), um aplicativo que conecta instituições beneficentes a pessoas que querem ajudar. Por meio da plataforma, é possível marcar horário e local de entrega para doações e se informar sobre as necessidades de cada organização. Hoje, o projeto conta com o cadastro de 126 instituições em Curitiba e estuda a possibilidade de expandir sua área de atuação para outras cidades e regiões do Brasil.

Cultura para crianças

A Biblioteca Pública do Paraná permanece fechada, conforme determinação do governo do estado como medida de enfrentamento à pandemia, mas sua presença na vida das crianças curitibanas segue ativa. Dois projetos têm levado entretenimento para o público infantil. Um deles é o “Era Uma Zine” – fanzine que já existia na versão impressa e que foi adaptada ao meio online. Semanalmente, a Biblioteca disponibiliza um novo fanzine eletrônico gratuito para atender as crianças de forma remota durante a pandemia. A cada edição, uma narrativa divertida, além de desafios para entreter e engajar as crianças. Outro projeto em andamento é a o programa “Hora do Conto”, com contação de histórias online. A programação pode ser consultada pelo site www.bpp.pr.gov.br.

Vinhos paranaenses premiados

Quatro vinhos paranaenses foram premiados durante a 9ª edição da Grande Prova de Vinhos do Brasil. Foram 1.309 amostras de vinho e sucos de uva das 144 empresas participantes. O Paraná levou a melhor em três categorias, com os espumantes da vinícola RH Brut, de Mariópolis, e os vinhos tintos de uva Cabernet Sauvignon da Vinícola Franco Italiana (Colombo) e da Vinícola Araucária (Araucária).

Terapia com robô

Terapia com IA é nova tendência no ambiente de trabalho.
Terapia com IA é nova tendência no ambiente de trabalho.
O acesso a novas ferramentas digitais e os impactos negativos da pandemia na saúde mental de trabalhadores de todo o mundo ampliou a familiaridade com um serviço em expansão: o atendimento psicológico online e guiado por inteligência artificial (IA). A tendência é confirmada pela pesquisa AI@ Work Study 2020, divulgada em outubro, que revela que 86% dos trabalhadores brasileiros preferem atendimento psicológico feito por robôs e que 64% preferem conversar com uma IA ao invés de com seus gestores sobre saúde mental, estresse e ansiedade no ambiente de trabalho. Entre as principais motivações para isso, de acordo com o estudo, está a crença de que, com a tecnologia, o trabalhador pode encontrar uma zona neutra de julgamentos e respostas rápidas sobre as suas condições de saúde e problemas pessoais. A tendência já foi percebida pelo mercado, que aposta em modelos de psicologia guiados por uma inteligência artificial, como é o caso da startup Vitalk. A empresa oferece o serviço através de sua assistente virtual, Viki, que já atende a mais de 200 mil usuários. Saiba mais: 86% dos brasileiros preferem atendimento por robô

Feiras de Natal em Curitiba

A partir do dia 23 de novembro, nas praças Osório e Santos Andrade, começam as feiras especiais de Natal da Prefeitura de Curitiba, promovidas pelo Instituto Municipal de Turismo. Nas feiras, podem ser encontrados produtos artesanais, presentes e culinária local. Na Praça Osório, a feira irá funcionar de segunda a sábado, das 10h às 21h, e, aos domingos, das 14h30 às 20h30. Já na Praça Santos Andrade, o funcionamento será de segunda a sábado, das 10h às 20h, e, aos domingos, das 12h às 18h30. As Feiras Especiais de Natal seguirão todos os protocolos de segurança da saúde e ficam até o dia 23 de dezembro.

Melhor buffet por quilo de Curitiba

Restaurante curitibano é um dos melhores buffets do Brasil.
Restaurante curitibano é um dos melhores buffets do Brasil.
Eleito como melhor buffet de Curitiba, o restaurante Tomilho, no Batel, vai representar o Paraná na etapa nacional do concurso O Quilo é Nosso, criado pela Associação de Bares e Restaurante (Abrasel), há três anos, para valorizar a comida de autoatendimento no Brasil. O prato vencedor, o dumpling de tilápia, leva massa à base de farinha de trigo e tapioca recheada com tilápia cozida em caldo de especiarias e gengibre, e acompanha shoyu levemente caramelizado com laranja. O restaurante foi selecionado na etapa regional – que aconteceu entre os dias 20 e 30 de outubro – com base em votos do júri e popular, que avaliaram os quesitos de limpeza, ambiente, atendimento, qualidade geral do buffet, receita participante do concurso, divulgação no estabelecimento e adequação às normas de prevenção ao Covid-19. A etapa nacional vai acontecer no Le Cordon Bleu, na capital carioca, no dia 17 de novembro. >>> Saiba mais: Tomilho vence o concurso "O quilo é é nosso"