Arte

Tour virtual pela exposição “O que resta” leva arte para alunos do ensino fundamental

Equipe Pinó
02/06/2021 21:15
Thumbnail

Memória do Branco, 2017, óleo s. tela, 135×180 cm | Reprodução/Site BRDE

Em cartaz no Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões, a exposição “O que resta”, de Teca Sandrini, proporciona aos visitantes um tour virtual pelas obras da artista, com comentários da própria artista somados aos trabalhos dos fotógrafos e designers Cristiane e Ricardo Macedo. Ao longo da visita, os espectadores podem conhecer com detalhes as oito pinturas, dois desenhos, três esculturas em mármore e um voil de Sandrini, que imprime em sua obra traços autobiográficos, de “uma mulher de classe média que vive dupla vida dividida entre o trabalho e o lar”, como ela mesma define.
Mais do que entreter os visitantes, a exposição, que conta com a curadoria de Maria José Justino, tem sido usada por professores do ensino fundamental para levar a arte para seus alunos. As ações educativas são coordenadas pela professora e arte-educadora Débora Russo, que busca promover uma interface entre conceitos artísticos e pedagógicos. "Compartilhar informações com professores é um desafio e uma grande responsabilidade", diz Débora.
"Como artista e também professora, é uma grande realização saber que professores e educadores estão utilizando minha exposição virtual em sala de aula. Em abril, soubemos que o professor Fernando Bini utilizou o tour virtual em sua disciplina para alunos de graduação. Em maio, os educadores da Secretaria Municipal de Educação demonstraram interesse em trabalhar os conteúdos para estudantes do ensino fundamental", celebra a artista, que foi diretora cultural do Museu Oscar Niemeyer (2011 e 2017), participou de diversas exposições coletivas e individuais no Brasil e no Exterior e conta com obras em importantes acervos institucionais.
Em cartaz desde 22 de fevereiro, o projeto foi selecionado pelo programa de Artes Visuais do Espaço Cultural BRDE e realizado por meio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura de Curitiba, com incentivo da Ademilar Consórcio de Imóveis.
Educadores interessados em ter acesso ao conteúdo de arte-educação da exposição "O que resta" podem entrar em contato com a equipe do projeto pelo e-mail expo.oqueresta@gmail.com.
O Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões segue fechado ao público, ainda sem previsão de reabertura, mas mantém sua programação online. As atividades podem ser acessadas em suas redes sociais: Facebook e Instagram.