PASSEIO

Zoológico de Curitiba reabre em formato drive-thru; conheça as atrações

Equipe Pinó, com colaboração de Vitor Hugo Batista
15/06/2021 18:27
Thumbnail

Aos 32 anos de idade, Pandinha é a girafa mais velha do Brasil e uma das atrações do Zoológico de Curitiba. | Jonathan Campos/Arquivo Gazeta do Povo

Depois de mais de um ano fechado em razão da pandemia, o Zoológico de Curitiba foi reaberto ao público nesta terça-feira (15). Agora, até o início de julho, o local irá promover visitas de carro agendadas e gratuitas ao estilo drive thru. 
A iniciativa faz parte das ações em comemoração ao Dia do Meio Ambiente e foi pensada para que todas as medidas de prevenção ao Covid-19 sejam respeitadas, tanto em relação aos visitantes quanto aos animais.
“A visitação em formato especial visa permitir que as pessoas revejam alguns dos animais, mas com a garantia dos cuidados preventivos relacionados ao novo coronavírus”, conta o diretor de Pesquisa e Conservação da Fauna da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Edson Evaristo.

Principais atrações

Zoologico de Curitiba
Zoologico de Curitiba
No passeio de carro pelo Zoológico de Curitiba será possível conferir a presença ilustre de ninguém mais, ninguém menos, do que a girafa mais velha do Brasil. Aos 32 anos, Pandinha, como é chamada, bate recordes. Isso porque ela já viveu o dobro de anos que vive um animal da mesma espécie na natureza. Vale a pena lembrar que, em 2016, as girafas entraram na lista dos animais ameaçados de extinção, de acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).
Pandinha foi a primeira girafa nascida no zoo e é um dos animais mais queridos entre os visitantes. Faz sucesso junto com o leão, o urso, bem como o hipopótamo — todos possíveis de serem vistos durante o passeio de carro.

Visita em formato drive-thru

O Zoológico de Curitiba ocupa cerca de 530.000 m² do Parque Iguaçu e abriga pouco mais de mil animais de 80 espécies diferentes. Foto: Divulgação
O Zoológico de Curitiba ocupa cerca de 530.000 m² do Parque Iguaçu e abriga pouco mais de mil animais de 80 espécies diferentes. Foto: Divulgação
O percurso tem cerca de 1,3 km e passa pelas vias mais largas da unidade do Zoológico de Curitiba. Assim, os organizadores planejaram o trajeto de forma a não perturbar o sossego dos animais. A ideia já acontece também em outros zoológicos do Brasil, como em Belo Horizonte e Brasília, que permitem que o caminho seja feito por veículos motorizados, sem que as pessoas desçam do carro.
Para agendar, é preciso entrar no sistema Agenda Online às sextas-feiras, a partir das 16h30. A visitação pode ser marcada sempre de terça à sábado, entre os dias 15 e 19/06; 22 e 26/06; e 29/06 e 3/07. Os visitantes terão quatro possibilidades de horário – às 10h, 11h, 14h ou 15h – com vagas limitadas. Somente 30 veículos poderão circular simultaneamente.

Saiba como agendar

1) Acesse o site Agenda Online e faça o login
2) Clique em ‘novo agendamento’ e selecione a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e, sem seguida, Zoológico de Curitiba
3) Na caixa de diálogo aberta, selecione a visita ao Zoo pelo drive-thru
4) Informe a placa do carro, data e horário desejados para a visita

Muito mais do que um zoológico

Com 39 anos de história, o Zoológico de Curitiba se aproxima cada vez mais do conceito de zoo moderno. Assim, o foco deixa de ser apenas a exposição dos animais para contar com ações científicas e pedagógicas.
Em plena área urbana, o zoo se tornou um grande espaço de educação ambiental. A Casa do Acantonamento, por exemplo, é pioneira no país e realiza atividades recreativas e ecológicas com grupos de crianças. Nesse sentido, o local conta com um zoológico com animais domésticos, pomar, horta educativa, bem como trilha ecológica.
O espaço também conta com uma série de programas de reprodução de espécies ameaçadas de extinção. Uma média de 70 animais nascem na unidade todos os anos. Só em 2019, foram 75, como, por exemplo, uma arara-azul, que está na lista de animais ameaçados de extinção.  Muriquis-do-sul, jacutingas e ararajubas também já contam com trabalhos de reprodução ex-situ no zoológico, ou seja, fora da natureza.

Serviço

Visita Drive-Thru no Zoológico de Curitiba
De terça a sábado, entre os dias 15/6 e 3/7 às 10h, 11h, 14h e 15h
Evento gratuito, vagas limitadas
Para agendar, acesse o site: agendaonline.curitiba.pr.gov.br