• Carregando...
Tony Garcia não poupou críticas ao ex-governador Beto Richa em entrevista na Gazeta do Povo. | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo
Tony Garcia não poupou críticas ao ex-governador Beto Richa em entrevista na Gazeta do Povo.| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

Ex-deputado estadual, Antonio Celso Garcia, o Tony Garcia, foi o principal personagem oculto do terremoto que atingiu a política paranaense na última semana. Como delator, contribuiu com as investigações do Gaeco que levaram o ex-governador Beto Richa (PSDB) e pessoas ligadas a ele à prisão por quatro dias. As acusações: fraude em licitações do programa Patrulhas do Campo, responsável pela recuperação e manutenção de estradas rurais no interior. Além do depoimento, entregou às autoridades documentos e gravações que comprovariam seus relatos. E a artilharia verbal parece não ter fim.

VÍDEO: Veja na íntegra a entrevista com Tony Garcia

Em entrevista na edição especial do programa Fato do Dia, da Gazeta do Povo, explicou aos jornalistas como funcionava o esquema, dando detalhes de todo o processo ilícito e nomes dos envolvidos. Foi novamente duro com Beto Richa, de quem foi amigo por muitos anos, e também não poupou o empresário Celso Frare, na época dono da Ouro Verde, uma das empresas investigadas pelo suposto esquema de pagamento de propina – 8% do valor do contrato – como caixa 2 para a campanha eleitoral do político tucano.

Garcia afirmou que o projeto havia sido idealizado por ele, mas desvirtuado em parte no meio do caminho. Na época, porém, considerava o pagamento de valores para a campanha da reeleição do amigo como algo normal, o modus operandi político. Atualmente, diz que percebe o erro, mas garante enfaticamente que nunca se beneficiou do dinheiro. “Pensando bem, hoje, no máximo poderia ser acusado de conluio.”

Veja como foi a conversa:

Beto Richa e outras 13 pessoas foram soltas na madrugada de sábado (15) pelo ministro do STF Gilmar Mendes. Na saída, o candidato ao Senado questionou a credibilidade de Tony Garcia. “Lamento que tenha valor a palavra de um delator cujo histórico de vida não demonstra nenhuma credibilidade, pelo contrário”, atacou o político tucano, se referindo à condenação do delator por crimes financeiros no Consórcio Garibaldi, em 2004.

O empresário de 65 anos – que na entrevista deste domingo falou abertamente sobre o antigo problema na Justiça – rebateu em post irônico e cheio de adjetivos pesados no Facebook e desafiou o ex-parceiro de kart para um duelo em formato de entrevista coletiva, “olho no olho”.

SAIBA MAIS: Caso Beto Richa - comissão vai apurar possível violação à autonomia do MP; entenda

Além do contra-ataque de Richa, Tony Garcia também foi acusado por Frare de participar do esquema de propinas. Seria, como dito em depoimento ao Ministério Público, o homem que arrecadava o dinheiro irregular para o ex-governador. O ex-deputado não escondeu que teve o dinheiro passando por suas mãos, mas refutou a denúncia e atacou o empresário, além de oferecer uma versão própria para o que teria sido sua participação no esquema.

Outro lado

Na saída da prisão, Richa admitiu que foi um período de muito sofrimento, indagou quem teria mais credibilidade, ele ou o delator, e prometeu retomar a campanha ao Senado. “Entrei aqui um homem honrado e saio daqui um homem honrado”, finalizou. Veja aqui a íntegra da fala de Richa.

Em depoimento ao Ministério Público do Paraná, o empresário Celso Frare confirmou que deu dinheiro para a campanha de Beto Richa (PSDB) , em 2014, e disse ter um “compromisso moral” com o ex-governador, candidato ao Senado.

LEIA MAIS: Ministério Público estuda recurso para derrubar salvo-conduto a grupo de Richa

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]