• Carregando...
Saeb, divulgado pelo MEC, avalia três etapas da vida escolar | Hedeson Alves/ANPr/ Arquivo
Saeb, divulgado pelo MEC, avalia três etapas da vida escolar| Foto: Hedeson Alves/ANPr/ Arquivo

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, nesta quinta-feira (30), os resultados da avaliação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) . Os dados mostram que o Paraná, de forma geral, vem avançando no ensino de Língua Portuguesa e Matemática tanto no ensino fundamental (EF) quanto no ensino médio (EM).

INFOGRÁFICO: Veja a comparação do Paraná com outros estados

Entre os alunos do quinto ano do ensino fundamental, o Paraná obteve a melhor média do país em Matemática e a terceira melhor em Português. No nono ano do ensino fundamental, o estado ficou em segundo lugar em Português, e em quinto em Matemática. No ensino médio, o estado ocupa a sexta e a sétima posições em português e matemática, respectivamente.

O índice apresentado no Saeb é fruto de uma série de provas e questionários aplicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aos estudantes brasileiros do 5º e 9º anos do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio. Os resultados de cada disciplina e ano da vida escolar geram uma média, que é avaliada de acordo com escalas específicas para cada etapa tanto em Língua Portuguesa quanto em Matemática.

INTERATIVIDADE: Veja aqui as notas de português e matemática

Assim, as médias obtidas se encaixam nos níveis dessas escalas, que traduzem os valores nos conhecimentos que os alunos adquiriram. Depois, as médias são combinadas com taxas de aprovação, reprovação e abandono escolar para a formulação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

A avançar

Mesmo melhores que as nacionais, entretanto, as médias do estado ainda mostram que os estudantes paranaenses têm dificuldades significativas nas duas áreas do conhecimento.

INFOGRÁFICO: Veja todos os dados do Paraná no gráfico

Considerando a posição na escala, o pior desempenho do estado em Língua Portuguesa é no 3º ano do EM. Com média de 274,28, os estudantes paranaenses estão no nível de conhecimento 2 dos 8 possíveis. Isso significa que os alunos não conseguem, por exemplo, identificar a informação principal em notícias; reconhecer a finalidade de propagandas; ou identificar ironia em poemas e artigos.

DESEJOS PARA O PARANÁ: Excelência em áreas essenciais

Já os estudantes do 5º ano do EF foram os que obtiveram melhor desempenho na disciplina. Com média de 228,48, os alunos estão no nível 5 de uma escala de 9 pontos. Isso implica que, entre as habilidades que eles já desenvolveram, estão inferir informações a partir de poemas, reportagens e cartas; diferenciar opinião de fato em reportagens; e interpretar efeitos de humor, por exemplo.

Ensino Médio na lanterna

Em Matemática, o padrão se repete. Os alunos do 3º ano do EM no estado apresentaram média de 279,01, o que os coloca no nível 3 de uma escala de 10 pontos. O resultado aponta que eles não conseguem reconhecer um gráfico a partir dos valores fornecidos em um texto ou determinar o percentual que um valor representa em relação a outro.

Os alunos do 5º ano do EF, por outro lado, ficaram na metade da escala de conhecimentos para a disciplina nessa etapa, com média de 242,25. O desempenho – o melhor entre as três séries analisadas – demonstra que os estudantes conseguem reconhecer informações em gráficos de colunas duplas, interpretar horas em relógios e converter mais de uma semana inteira em dias.

ELEIÇÕES 2018: acompanhe notícias do Paraná

Particulares se saem melhor

Apesar de estarem longe do ideal, os resultados do Paraná apresentaram, no geral, melhora em relação à última mensuração, feita pelo MEC em 2015. A exceção foi Língua Portuguesa no 3º ano do EM, que permaneceu com a média estável.

Os dados fornecidos pelo ministério, contudo, apontam para diferenças significativas nos desempenhos de escolas públicas e particulares. No caso do EM, por exemplo, os estudantes das instituições privadas estão no nível quatro da escala de oito pontos de Língua Portuguesa; e no nível cinco dos dez estabelecidos para Matemática.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]