• Carregando...
Imagens feitas pelo MP-PR mostram a madeira cortada da fazenda de Abib Miguel | Divulgação/MP-PR
Imagens feitas pelo MP-PR mostram a madeira cortada da fazenda de Abib Miguel| Foto: Divulgação/MP-PR

A fazenda em Rio Azul, alvo de uma investigação comandada pelo Ministério Público (MP-PR) nesta segunda-feira (13), é um dos 60 bens que estão bloqueados pela Justiça e fazem parte do patrimônio milionário de Abib Miguel, ex-diretor-geral da Assembleia Legislativa do Paraná. Acusado de comandar um esquema de desvio de recursos públicos que foi revelado pela série Diários Secretos – divulgada pela Gazeta do Povo e pela RPC a partir de março de 2010 –, Bibinho, como é conhecido, está com as propriedades sequestradas para garantir o eventual ressarcimento aos cofres públicos.

O patrimônio no nome de Bibinho, de parentes e de supostos laranjas é estimado em mais de R$ 200 milhões. Em outubro, parte dos bens quase foram a leilão. Contudo, alegando que não foi dado o direito ao contraditório, a defesa do ex-diretor conseguiu anular o processo. Ao pedir a alienação antecipada, o MP-PR buscava evitar que as garantias patrimoniais fossem dilapidadas.

Um avaliador que foi até a propriedade em Rio Azul, justamente para estimar o preço da área, verificou o corte de árvores e avisou o MP-PR. Como a fazenda tem reflorestamento de pinus e eucalipto, o valor é influenciado pela retirada da madeira. O caso foi apurado pela promotoria e culminou com a operação Castor, deflagrada na segunda-feira (13).

A investigação também mostrou o envolvimento de Vicente Solda, ex-prefeito de Rio Azul. Parte da madeira tirada da fazenda foi flagrada sendo levada para uma das empresas dele. A equipe do Gaeco encontrou na casa dos Solda um quadro com uma foto de Bibinho e um porta-retrato em que ele aparece cumprimentando o ex-prefeito.

LEIA MAIS:Justiça ouve Bibinho e filhos em processo em que são réus por lavagem de dinheiro

Para o Ministério Público, são provas importantes da relação próxima e indicariam que a retirada da madeira estava sendo feita a mando do ex-diretor e, assim, desqualificar qualquer argumento de corte não autorizado.

Acusado de contratações irregulares, Vicente Solda perdeu o mandato de prefeito em 2010, e em 2016 teve os bens bloqueados em processo sobre fraude na compra de patrolas.

Segundo o Ministério Público, a investigação chega também a Rodrigo Solda, filho de Vicente e sócio do pai na empresa flagrada recebendo a carga de madeira. A relação dos Solda com Bibinho é de longa data. O ex-prefeito chegou a constar na folha de pagamento da Assembleia Legislativa. Documentos revelados pela série Diários Secretos mostram que ele foi exonerado em 2006.

Também o atual prefeito já esteve na lista de servidores do Legislativo estadual. Ele foi nomeado em 2007, vinculado à diretoria-geral, à época comandada por Bibinho.

Imagens obtidas pelo MP-PR mostram um caminhão carregando madeira retirada da fazendaDivulgação/MP-PR

Outro lado

A defesa de Abib Miguel informou ao Paraná TV 2ª Edição, da RPC, que ainda não apresentou as alegações finais no processo e por isso prefere não se manifestar.

Na prefeitura de Rio Azul, a informação na segunda-feira (13) de manhã foi de que o prefeito estava em viagem e só poderia ser contatado à tarde. Em contato posterior, foi informado o telefone do advogado dele, mas o aparelho estava desligado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]