• Carregando...
Eleições deste ano registraram o maior número de concorrentes da história recente da APP. | Infografia/Gazeta do Povo
Eleições deste ano registraram o maior número de concorrentes da história recente da APP.| Foto: Infografia/Gazeta do Povo

Por volta das 7h50 desta quarta-feira (20), 16 dos 29 núcleos regionais da APP-Sindicato já haviam fechado a apuração das urnas nas eleições que vão definir o representante dos professores estaduais pelos próximos quatros anos.

O sindicato não divulgou todos os números da parcial, mas informou que a chapa 1, liderada pelo atual presidente, Hermes Leão, lidera a disputa com uma diferença de 4 mil votos sobre o segundo colocado, a chapa 2, encabeçada por Luiz Paixão. Na sequência estão os votos em branco, a chapa 3 e a chapa 4.

No total, o sindicato tem 72 mil filiados aptos a votar, mas o quórum histórico nas eleições é de 35% do eleitorado, o equivalente a cerca de 25 mil votos.

Quatro chapas disputaram o comando da APP-Sindicato, maior número de concorrentes da história recente da instituição. As chapas são formadas por 42 integrantes: 24 da diretoria estadual e 18 do conselho fiscal. A eleição se resolve em um único turno e vence quem obtém o maior número de votos.

As votações tiveram início às 9 horas de terça-feira (19) e encerradas às 20h. Em Curitiba, as eleições foram realizadas em quatro escolas. O sindicato fala em milhares de votantes, mas o número exato de participantes e abstenções só deve sair junto com a primeira parcial.

DEBATE: Veja como foi o debate realizado pela Gazeta do Povo com os candidatos

Nos colégios com mais de 30 votantes, o sindicato estabeleceu uma urna fixa; já os locais com menor número de participantes contaram com uma urna itinerante. A votação foi eletrônica e utiliza computadores com um sistema desenvolvido pela própria APP.

Segundo informações da entidade, 1.457 urnas foram utilizadas para as votações – 95% delas foram eletrônicas. A urna utilizada no Colégio Santa Cândida, na capital, apresentou atraso de cerca de uma hora para começar a funcionar. Ainda de acordo com a APP, alguns problemas pontuais foram registrados em outros pontos de votação, mas que não interferiram no andamento do pleito.

Conheça as quatro chapas

O atual presidente do sindicato, Hermes Leão, encabeça a chapa Somos Mais APP e disputa a reeleição. A chapa APP Independente, Democrática de Base e de Luta conta com Luiz Paixão como candidato.

Isabele Félix Pereira lidera a chapa APP para Todos. Ela é filha de um ex-presidente do sindicato e concorre pela primeira vez ao posto. Gilsin Mezarobba, que já foi dirigente sindical regional e é o único do interior do estado no pleito, encabeça a chapa Educadores em Luta Contra o Golpe.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]