i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
programe-se

Assembleia volta ao trabalho após folga estendida; confira outros destaques da semana

Veja o que deve movimentar a política paranaense na semana que vai do 7 ao 11 de maio

  • PorDa Redação
  • 06/05/2018 14:00
Parlamentares emendaram feriado do Primeiro de Maio | Daniel Caron/Gazeta do Povo
Parlamentares emendaram feriado do Primeiro de Maio| Foto: Daniel Caron/Gazeta do Povo

Depois de um feriado para lá de prolongado, sem sessões na Assembleia Legislativa do Paraná, os deputados paranaenses retornam ao trabalho nesta segunda-feira (7). Além das atividades no legislativo estadual, a semana entre os dias 7 e 12 de maio terá uma votação importante na Câmara de Curitiba e um evento para discutir o planejamento da capital até 2035.

Também estão previstas mais duas sabatinas da série promovida pela Gazeta do Povo com os pré-candidatos ao Senado pelo Paraná. Confira a programação completa:

Segunda-feira (7)

Mais sabatinas

A semana terá mais duas sabatinas com os pré-candidatos ao Senado pelo Paraná. Na segunda-feira (7), a Gazeta do Povo entrevista Christiane Yared (PR), que atualmente é deputada federal. Já na quarta-feira (9) o sabatinado será Flávio Arns (Rede). Até agora, três pré-candidatos já conversaram com o jornal: Alex Canziani (PTB), Ney Leprevost (PSD) e Professor Oriovisto (Podemos).

Ainda em maio, outros três pré-candidatos têm entrevista marcada nos estúdios da Gazeta: Delegado Francischini (PSL), Takayama (PSC) e Beto Richa (PSDB). A programação completa você pode conferir clicando aqui.

Volta ao trabalho

Os deputados estaduais do Paraná voltam aos trabalhos na Assembleia Legislativa nesta segunda. Na semana passada, os parlamentares aproveitaram o feriado do Dia do Trabalho para emendar a folga para a semana toda. Assim, não houve sessões na Casa nem mesmo na quarta-feira, já depois do Primeiro de Maio. De acordo com o presidente da Assembleia, Ademar Traiano (PSDB), as datas para a reposição das sessões que não foram realizadas devem ser definidas nessa semana.

Terça-feira (8)

Planejamento para Curitiba

Acontece na terça-feira (8), no Salão de Atos do Parque Barigui, o evento Curitiba 2035. Promovido pela prefeitura de Curitiba e pela Comunitas, com apoio da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), o evento terá a apresentação de um plano estratégico envolvendo objetivos para o desenvolvimento sustentável da capital paranaense. As metas envolvem nove áreas de atuação, entre elas desenvolvimento socioeconômico, transporte, saúde, segurança e gestão urbana.

Quarta-feira (9)

Em regime de urgência

A Câmara de Curitiba vota, na quarta-feira (9), um projeto de lei enviado pela prefeitura que diz respeito à construção de uma passarela no Shopping Jardim das Américas. Pelo texto, o valor pago pelo shopping para a implementação da estrutura fica mais caro e, além disso, passa da Secretaria Municipal de Urbanismo para a Urbanização de Curitiba S/A (Urbs). O regime de urgência para a proposição foi aprovado na semana passada, mesmo que o shopping já tenha pago a diferença no valor da outorga. A medida faz parte de um pacote para reforçar o caixa da empresa.

Fim do prazo

Acaba na quarta-feira (9) o prazo para que os eleitores em situação irregular compareçam à Justiça Eleitoral para quitar as pendências. Estão incluídos aqueles que não votaram ou não justificaram a ausência em três ou mais turnos seguidos; que não fizeram o recadastramento biométrico obrigatório; que querem transferir o local de votação ou alterar dados; que precisam de acessibilidade na seção de votação; ou que precisam fazer o alistamento eleitoral para votar em 2018. Para consultar sua situação na Justiça Eleitoral, basta acessar este link.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.