• Carregando...
 | Assessoria de imprensa/Secretaria de Governo
| Foto: Assessoria de imprensa/Secretaria de Governo

O ex-secretário estadual Cezar Silvestri foi encontrado morto na rua Martim Afonso, em Curitiba, na madrugada deste domingo (21). A polícia trabalha com a hipótese de suicídio, a partir da queda do 22.º andar do prédio. O corpo foi levado para o Instituto Médico Legal de Curitiba e já foi liberado.

Cezar Augusto Carollo Silvestri nasceu em Guarapuava, tinha 64 anos e foi chefe de Casa Civil e secretário de Desenvolvimento Urbano na gestão Beto Richa (PSDB) e também presidente da Agência Reguladora de Serviços Delegados do Paraná (Agepar), além de ter exercido mandatos de deputado estadual e federal. Era pai do atual prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho (PPS), e marido da deputada estadual eleita Cristina Silvestri (PPS).

O corpo de Silvestri está sendo velado na prefeitura de Guarapuava, desde as 18h30 deste domingo. Já o enterro ocorrerá nesta segunda-feira (22), às 11 horas, no Cemitério Municipal Central (Santa Cruz).

A governadora do Paraná, Cida Borghetti (PP), decretou luto oficial de três dias em todo o estado. Ela emitiu nota, em que disse que o Paraná perdeu “um homem público que deu grandes contribuições ao estado”. “Cezar Silvestri construiu uma bonita história de trabalho como deputado estadual e federal e como secretário. Que Deus conceda serenidade e conforte os corações da querida Cristina, dos filhos, familiares e amigos. Meus sentimentos”, escreveu a governadora.

O prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, também decretou luto oficial de três dias no município. Com isso, fica suspenso o expediente da administração direta e indireta na cidade nesta segunda-feira (22). Os serviços essenciais, de urgência e de emergência, serão mantidos.

O ex-governador Beto Richa também se manifestou, lamentando a morte de Silvestri. “Um grande homem público, uma pessoa querida por amigos e familiares. Fico triste com essa perda lamentável e desejo força à família neste momento difícil”, escreveu Richa, em nota.

A Assembleia Legislativa do Paraná decretou luto oficial de três dias pelo falecimento do ex-deputado estadual Cezar Silvestri. A sessão plenária desta segunda-feira foi cancelada. “Perdemos um amigo que dedicou sua vida à causa pública. Será sempre lembrado pelo perfil conciliador e pelo trabalho eficiente executado em todos os cargos que ocupou, tanto no Legislativo como no Executivo”, disse o presidente da Assembleia Legislativa, Ademar Traiano (PSDB).

Partido de Cezar Sivestri, o PPS disse lamentar profundamente a morte de “um grande homem público e exemplo para todos”. “[Ele] foi acima de tudo um grande ser humano, que sempre colocou o bem-estar do povo em primeiro lugar, com lisura, seriedade e ética. Não só o PPS perdeu uma grande liderança, mas todo o Paraná e o Brasil. Cezar Silvestri sempre estará na memória de todos como o grande marido, pai e parlamentar que foi. O PPS de luto, se solidariza e presta condolências a amigos e família por esta perda irreparável.”

Trajetória

Silvestri era formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), em 1977. No ano seguinte, integrou os quadros de engenheiros do Departamento de Estadas de Rodagem do Paraná (DER-PR), do qual chegou a ser chefe do escritório regional de Guarapuava.

Ele entrou para a vida pública em 1988, quando foi eleito vice-prefeito de Guarapuava. Foi eleito três vezes consecutivas (em 1990, 1994 e 1998) deputado estadual do Paraná. Na Assembleia Legislativa do estado, presidiu as comissões de Orçamento; e de Obras Públicas, Transporte e Comunicações.

Em 2002, Silvestri foi eleito deputado federal pelo Paraná, cargo para o qual foi reeleito nas duas eleições seguintes (de 2006 e 2010). Na Câmara Federal, chegou a ser apontado como um dos cem parlamentares mais influentes do Congresso, pelo Departamento Intersindical de Análise Parlamentar (Diap).

Silvestri voltou ao Paraná em 2011, onde assumiu a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedu), na gestão de Richa. Em 2013, passou a ser secretário de Governo e, em seguida, secretário-chefe da Casa Civil. Em 2015, foi indicado à presidência da Agepar, último cargo público que ocupou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]