• Carregando...
O governador eleito, Ratinho Junior, foi um dos diplomados nesta terça (18) | Albari Rosa/Gazeta do Povo
O governador eleito, Ratinho Junior, foi um dos diplomados nesta terça (18)| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

Na tarde desta terça-feira (18) o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) reuniu, em um evento no Teatro Positivo, os candidatos eleitos pelos paranaenses nas eleições de 2018. Os escolhidos para os cargos de deputado estadual, deputado federal, senador e governador receberam, dos desembargadores do TRE-PR, o diploma que os habilita a tomar posse no ano que vem.

Entre eles estava o governador eleito, Ratinho Junior (PSD), que emocionou-se logo no início do evento e foi o único político a discursar durante a diplomação. Na fala, Ratinho classificou o momento político vivido pelo Paraná como “um dos melhores da história”. “Nós temos três senadores alinhados com os interesses do Paraná em 2019, uma bancada federal de boa qualidade, um bom quadro de deputados estaduais e um alinhamento muito bom com o governo federal. É um momento de união das nossas autoridades em busca de uma agenda que possa colocar o estado no protagonismo do país”, disse.

LEIA TAMBÉM: Proposta tira dinheiro de ações ambientais para bancar obras

Depois, em entrevista, Ratinho falou sobre o andamento da transição de governo. “Estamos escolhendo os secretários com muita paciência, para colocar cada nome no local certo para o desafio”, disse. A respeito dos nomes escolhidos para algumas pastas, com a indicação de deputados que fazem parte do partido de Ratinho, o novo governador disse que está “mesclando” nomes técnicos e políticos.

“Eu nunca falei que faria um secretariado só de técnicos. Temos buscado colocar pessoas que possam ter um bom desempenho, independentemente se são só técnicos ou técnicos e políticos”, afirmou o político do PSD, que assume a cadeira dia 1º de janeiro.

Momentos curiosos

Se o evento da diplomação é, por excelência, burocrático e longo, os eleitos deste ano trataram de movimentar a tarde com comportamentos inusitados. Na rápida aparição para pegar o diploma – que dura somente o tempo de um aperto de mão nas autoridades do TRE-PR e da pose para a foto –, houve manifestações da plateia e até “performances” de alguns representantes eleitos.

As vaias e aplausos do público – composto pelos próprios eleitos e seus convidados – apareciam quando os novos deputados subiam ao palco e, na pose para a foto, davam margem ao confronto ideológico, pedindo “Lula livre” ou fazendo o gesto que simula armas de fogo que virou símbolo do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL). Em um desses momentos, o deputado federal mais votado do Paraná, Sargento Fahur (PSD), reagiu com um “Lula na cadeia” ao pegar o diploma.

A entrega dos documentos também teve deputados batendo continência para os desembargadores do TRE-PR e outros casos que chamaram a atenção, como o do apresentador Galo, que dançou com o diploma em mãos. Já Boca Aberta (Pros) subiu ao palco com a camisa do Londrina, e gritou pedindo o “fim dos políticos” ao posar para as fotos.

Se o governador já começa o ano trabalhando no cargo novo, deputados estaduais e federais e senadores vão esperar mais tempo para iniciar seus mandatos. A posse dessa turma está marcada para 1º de fevereiro.

  • FUTURA GESTÃO: Darci Piana, vice-governador, e Ratinho Junior, governador, dão entrevista antes da diplomação.
  • O apresentador Galo, futuro deputado estadual, dança após receber o diploma.
  • Sargento Fahur apresenta seu diploma e posa ao lado de Cida, Ademar Traiano (presidente da Alep) e Ratinho.
  • Deputado federal em 2019, Boca Aberta comemora com a camisa do Londrina no palco do Teatro Positivo.
  • Ricardo Barros, reeleito deputado federal, Cida Borghetti e a filha do casal forte do PP, Maria Victoria, também reeleita, mas como deputada estadual.
  • Aliel Machado, deputado federal, levou os filhos com ele para receber a diplomação.
  • Fernando Francischini faz o gesto de Jair Bolsonaro para provocar os petistas presentes.
  • Tadeu Veneri, deputado estadual, faz o L de Lula com a mão, em um dos capítulos da batalha ideológica da diplomação.
  • Atual governadora Cida Borghetti e seu sucessor no tradicional cumprimento diplomático.
  • Coronel Lee bate continência na solenidade.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]