• Carregando...
Cida Borghetti, governadora. | Marcelo Andrade / Gazeta do Povo
Cida Borghetti, governadora.| Foto: Marcelo Andrade / Gazeta do Povo

A governadora do Paraná, Cida Borghetti (PP), afirmou em entrevista à Gazeta do Povo que aguarda um relatório da Divisão de Combate à Corrupção, criada recentemente por ela, para definir o destino do secretário do Cerimonial e Relações Internacionais, Ezequias Moreira, que voltou a ter o nome ligado a escândalos de corrupção, na esteira da Operação Quadro Negro, e permanece no primeiro escalão do Executivo. Ele nega a participação em ilícitos.

Ezequias Moreira foi alçado a secretário pelo ex-governador Beto Richa (PSDB), virtual aliado de Cida nas eleições, mas ela nega ter recebido algum tipo de pressão para mantê-lo no cargo. “Eu dei um prazo de 15 dias para que me tragam um relatório”, reforçou ela. 

A declaração foi dada na última passagem da governadora por Brasília, durante um jantar com deputados federais e prefeitos do Paraná, na noite de terça-feira (22). Pré-candidata à reeleição, Cida aproveitou para anunciar um repasse adicional de verba para o transporte escolar. 

Leia abaixo trechos da entrevista: 

A senhora é pré-candidata, os deputados federais também, o jantar em Brasília não soa campanha eleitoral?

É uma agenda organizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM)... Se você for aqui ao lado [no Setor de Clubes Sul, em Brasília], está a bancada do Rio Grande do Sul, com todas as lideranças, igual aqui. Fui convidada pela CNM, pela Associação dos Municípios do Paraná (AMP), pela bancada federal. Sempre participei dos eventos de reivindicações municipalistas. Eu sou municipalista, fui deputada estadual, deputada federal. Tenho um trabalho de relacionamento com o governo federal já há mais de 20 anos. Então, hoje, aqui, o Paraná se faz presente, com sua representação. Todos os demais estados da federação brasileira estão fazendo esse tipo de evento.

A senhora mencionou o Escritório do Paraná em Brasília [no discurso aos prefeitos dos municípios, durante o jantar]. Mas, desde a morte do Luciano Pizzatto, ninguém foi nomeado para substituí-lo. 

O secretário-chefe da Casa Civil, o deputado federal licenciado Dilceu Sperafico (PP), é o responsável pelo Escritório do Paraná em Brasília. Então ele acumula, porque o Escritório do Paraná em Brasília está vinculado à Casa Civil. Neste momento, não haverá nenhuma outra nomeação. 

Falando em nomeações, a senhora enfrentou alguma pressão para manter Ezequias Moreira?

Ele é funcionário de carreira da Sanepar...

Mas eu me refiro ao cargo comissionado [secretário]...

Nenhuma [pressão]. O que eu determinei foi que a Divisão de Combate à Corrupção, criada por nós, faça uma avaliação do caso dele. A gente pediu um relatório. Ele está, neste momento, correndo atrás das informações necessárias, mas eu pedi um relatório.

Então ele continua secretário?

Continua. Como ele é funcionário de carreira... 

Mas, do cargo de comissão [de indicação política], não caberia o afastamento de imediato?

Ele foi citado pelo delator [Eduardo Lopes de Souza]. E o delator citou o nome dele, mas não atribuiu a ele nada, não disse o que especificamente ele fazia.

Já há um histórico [desfavorável a ele]...

Ele está quite com a Justiça, você pode checar. Agora, eu pedi providências à Divisão de Combate à Corrupção. Eu posso responder por esse momento. Para trás, eu não posso responder.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]