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Em reunião em Brasília, governadora Cida Borghetti (PP) discutiu o tema com o Ministério dos Transportes . | Edsom Leite/MTPA
Em reunião em Brasília, governadora Cida Borghetti (PP) discutiu o tema com o Ministério dos Transportes .| Foto: Edsom Leite/MTPA

Uma nova delegação das rodovias federais que fazem parte do Anel de Integração, no Paraná, foi discutida entre o governo do estado e a União na terça-feira (9). O Anel de Integração é formado por 2,5 mil quilômetros de rodovias, dos quais cerca de 1,8 mil são estradas federais delegadas ao estado. As concessões foram assinadas em 1997 e chegam ao fim em 2021.

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A proximidade do fim dos contratos de pedágio foi discutida em uma reunião da governadora Cida Borghetti (PP) com o ministro dos Transportes, Valter Casimiro, em Brasília.

Segundo a governadora, a renovação dos atuais contratos está descartada e é preciso debater qual o modelo a ser adotado. Ela solicitou formalmente ao Ministério dos Transportes uma nova delegação das rodovias federais.

De acordo com a Agência Estadual de Notícias do governo, durante o encontro ficou decidido que o novo modelo de concessão será definido em conjunto pelas duas esferas de governo. Além disso, segundo o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), “foi nomeado um grupo de trabalho para estudar um novo programa de concessão, que contemple mais obras e redução substancial no valor das tarifas de pedágio”. Nos próximos dias, o secretário nacional de Transportes Terrestre e Aquaviário, Luiz Felipe Carvalho, deverá vir a Curitiba para tratar do assunto.

A reportagem entrou em contato com o Ministério dos Transportes e aguarda retorno.

Em março, a Gazeta do Povo antecipou que os convênios nestas estradas não seriam renovados e que uma nova licitação seria conduzida.

Tarifas mais baixas

De acordo com o ministro Casimiro, o governo federal está disposto a discutir o assunto com os órgãos envolvidos no processo, incluindo o Tribunal de Contas da União (TCU).

Já Cida defendeu que sejam realizadas audiências públicas para debater o assunto no Paraná, buscando um modelo de concessão que alie obras nas estradas com tarifas mais baixas.

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