• Carregando...
O presidente Michel Temer e a governadora do Paraná, Cida Borghetti, em encontro em Brasília. | Marcos Correa/PR
O presidente Michel Temer e a governadora do Paraná, Cida Borghetti, em encontro em Brasília.| Foto: Marcos Correa/PR

A construção de uma segunda ponte entre Brasil e Paraguai, paga pela Itaipu Binacional, voltou a ser tema de uma conversa entre o presidente da República, Michel Temer (MDB), e a governadora do Paraná, Cida Borghetti (PP) . Os dois se encontraram nesta terça-feira (30), no Palácio do Planalto.

Na saída da reunião, Cida disse à imprensa que a expectativa é que o anúncio de início da obra seja feito por Temer em dezembro, em Foz do Iguaçu. A ponte ligaria a cidade paranaense a Presidente Franco. Em fins de mandato, Temer e Cida se mobilizam para dar o pontapé na obra, que foi desenhada em 2014 e que, agora, está à espera apenas do aval formal da Itaipu Binacional para sair do papel. 

Interlocutores do governo federal trabalhavam inicialmente com a hipótese de anunciar o início da obra ainda antes das eleições, o que não ocorreu. A Gazeta do Povo apurou que entre os entraves estaria a possibilidade de impacto na tarifa de energia. 

A ideia é que a Itaipu Binacional assuma todo o custo da obra, estimado em US$ 70 milhões - cerca de R$ 260 milhões pelo câmbio desta terça-feira (30). As cúpulas brasileira e paraguaia da hidrelétrica já teriam concordado informalmente com o investimento, mas ainda existiriam dúvidas sobre se tal injeção de dinheiro traria ou não impacto na tarifa de energia - e o ponto deve atrair o interesse da equipe do novo chefe do Planalto a partir de 2019, Jair Bolsonaro (PSL) .

No âmbito da Itaipu Binacional, as reuniões sobre o tema ainda não resultaram em um desfecho. Para que o dinheiro seja liberado, é necessária a assinatura formal de órgãos da hidrelétrica.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]