• Carregando...
Nádia Oliveira com a governadora Cida Borghetti. | Jonas Oliveira/AEN/ Divulgação
Nádia Oliveira com a governadora Cida Borghetti.| Foto: Jonas Oliveira/AEN/ Divulgação

A governadora Cida Borghetti (PP) anunciou Nádia Oliveira de Moura como a nova secretária de Estado da Família e Desenvolvimento Social. A pasta responsável pela assistência social estava sem um comando fixo desde que Fernanda Richa deixou o governo, em agosto, sendo ocupada interinamente por Letícia Codagnone Raymundo, diretora-geral da secretaria.

A nova secretária trabalhava na prefeitura de Londrina desde janeiro de 2017, onde era responsável pela Secretaria Municipal de Assistência Social, da Mulher e do Idoso. Nádia é formada em Serviço Social pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). No governo do estado, já chefiou o escritório regional da extinta Secretaria de Estado da Criança e Assuntos da Família e fez parte do Conselho Estadual de Assistência Social.

SAIBA MAIS: Próximo governo terá como desafio fortalecer APLs para impulsionar produção no PR

A saída de Fernanda Richa

Fernanda Richa deixou o governo no dia 8 de agosto, após sete anos na gestão do marido, Beto Richa (PSDB), e quatro meses no governo Cida. A justificativa da saída na época foi para cuidar da campanha do marido para o Senado e do filho Marcello (PSDB) para deputado estadual. Ambos não foram eleitos.

Nos bastidores, circulava a informação que Fernanda vinha infeliz com o tratamento recebido da nova gestão e se sentia desprestigiada.

Após a saída da pasta, no dia 11 de setembro, Fernanda chegou a ser presa temporariamente no âmbito das investigações da Rádio Patrulha, que apura desvios no programa de recuperação das estradas, e solta após três dias. Ela não foi denunciada, negou irregularidades e disse que sempre se dispôs a colaborar com as investigações.

Surpresa com o convite

Nádia, que irá ocupar o posto de Fernanda, disse que ficou surpresa com o convite da governadora, mas que recebeu o desafio com responsabilidade e alegria. “É uma honra poder participar destes 75 dias que restam do governo Cida Borghetti. Participei da construção da política de assistência social no estado, já venho há muito tempo neste trabalho. Trago comigo a experiência como assistente social, como técnica e como gestora”, disse a nova secretária.

Em Ibiporã, no Norte do Paraná, Nádia já foi secretária de Assistência Social, presidiu os conselhos municipais da Assistência Social (CMAS) e dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), além de coordenar o Fórum Regional de Assistência Social. Na área privada, foi avaliadora de projetos sociais da Fundação Itaú Social, numa parceria com a Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) para toda a Região Sul.

SAIBA MAIS: Ratinho receberá orçamento R$ 2,4 bilhões menor que o de Cida

Como é a estrutura da secretaria

Criada em 2011, a Secretaria da Família e Desenvolvimento Social conta com 22 escritórios regionais em todo o estado e é responsável pelas políticas de assistência social e garantias de direitos da criança, do adolescente, do idoso e da mulher.

A pasta também coordena o programa Família Paranaense, principal estratégia do governo para erradicação da pobreza no Paraná.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]