• Carregando...
Três parques estaduais são os primeiros na fila da concessão, incluindo o do Guartelá (foto). | Brunno Covello/Gazeta do Povo/ Arquivo
Três parques estaduais são os primeiros na fila da concessão, incluindo o do Guartelá (foto).| Foto: Brunno Covello/Gazeta do Povo/ Arquivo

O governo Cida Borghetti (PP) enviou para a Assembleia Legislativa do Paraná um projeto de lei que autoriza a concessão de unidades estaduais de conservação à iniciativa privada. Atualmente, a gestão de parques e outros modelos de preservação está sob a responsabilidade do Instituto Ambiental do Paraná (IAP).

A proposta de lei autorizativa, a ser analisada pelos deputados estaduais, corre em paralelo a um estudo de viabilidade técnica e econômica para que a administração de três parques – de Vila Velha, em Ponta Grossa, do Guartelá, entre Castro e Tibagi, e do Monge, na Lapa – seja concedida a empresas.

LEIA TAMBÉM:Parques são novidade no investimento da Sanepar em proteção ambiental

A Secretaria Estadual de Planejamento abriu um edital e seis organizações manifestaram interesse em realizar o levantamento. No decorrer do processo, algumas desistiram e outras se uniram. Atualmente, apenas uma participa do projeto e está em fase final de ajustes, complementando informações que foram pedidas pelo governo.

Pelas regras da proposta, o estudo será pago por quem vencer a licitação para administrar os parques, em lote único. A ideia é conceder as três unidades para a mesma empresa ou grupo, para que a gestão seja integrada, pensando, inclusive, numa eventual rota turística ligando as três unidades.

Futuramente, o IAP avalia a possibilidade de destinar à iniciativa privada a gestão de outras áreas, como a Ilha do Mel.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]