• Carregando...
Solenidade de posse do general Joaquim Luna e Silva teve convidados ilustres. | Divulgação/Itaipu
Solenidade de posse do general Joaquim Luna e Silva teve convidados ilustres.| Foto: Divulgação/Itaipu

A Itaipu Binacional tem um novo diretor-geral brasileiro. Em cerimônia realizada nesta terça-feira (26) com a presença dos presidentes do Brasil (Jair Bolsonaro ) e do Paraguai (Mario Abdo Benítez), o general Joaquim Silva e Luna assumiu o cargo em substituição a Marcos Stamm. É o terceiro militar a dirigir a empresa. O último havia sido Ney Braga, entre 1985 e 1990 - e, antes dele, o general José Costa Cavalcanti, entre 1974 e 1985. Também foi empossado um novo diretor financeiro ligado às forças armadas. Mário Antônio Cecato passou o posto para o vice-almirante Anatalício Risden Júnior.

Ex-ministro da Defesa, função que exerceu em 2018, Silva e Luna é doutor em Ciências Militares, mestre em Operações Militares e pós-graduado em Política, Estratégia e Alta Administração do Exército e em Projetos e Análises de Sistemas. Seu mandato é válido até 16 de maio de 2022. Assim, o novo diretor será responsável pela renegociação do Anexo C do Tratado de Itaipu, que tem vencimento em 2023. Na ocasião, os valores da venda de energia excedente do lado paraguaio para o Brasil serão revistos. Os salários para o cargo são de aproximadamente R$ 80 mil, com direito a 14º e 15º salários e plano de saúde sem custo para toda família, além de plano de aposentadoria.

Em sua primeira fala como diretor-geral, Silva e Luna prometeu uma gestão austera e bom relacionamento com o Paraguai. Além disso, destacou o que o governo já havia indicado anteriormente, foco total da empresa na geração de energia. Nos últimos anos, a Itaipu vinha atuando também em outras áreas, o que, segundo a nova gestão federal, estaria sendo usado para fins políticos.

Risden Júnior, por sua vez, tem formação como mestre em Ciências Navais e doutor em Altos Estudos de Política e Estratégia - Marítimas. Tem ainda especialização em Intendência para Oficiais e MBA em Administração de Investimentos Financeiros.

Ambos tiveram suas nomeações publicadas em Diário Oficial no dia 21 de fevereiro.

A presença de Jair Bolsonaro em Foz do Iguaçu marcou a primeira visita dele ao estado como presidente. Já pelo Paraná, o representante do governo na cerimônia de transmissão de cargo na Itaipu foi Darci Piana, que comanda o Executivo paranaense enquanto Carlos Massa Ratinho Junior cumpre agenda de duas semanas nos EUA.

Antes da solenidade, Jair Bolsonaro chegou a se encontrar a portas fechadas com o presidente do Paraguai. O assunto discutido por eles não foi divulgado, mas o encontro foi registrado pelo representante do país vizinho no Twitter:

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]