• Carregando...
Metas da ONU devem ser alcançadas, no mundo todo, até 2030. | Albari Rosa/Gazeta do Povo
Metas da ONU devem ser alcançadas, no mundo todo, até 2030.| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

Associar inovação, eficiência e inclusão de novos atores no mercado. A junção desses três ingredientes é a premissa de eventos como o Accelerate 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU), para que o Paraná, e também o Brasil, possam alcançar os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável definidos em 2015. Com prazo para serem alcançados até 2030, os objetivos incluem pontos como a erradicação da pobreza e a promoção da igualdade de gênero por meio de 169 metas (veja mais abaixo).

RECEBA diariamente pelo WhatsApp as principais notícias do Paraná

O tempo é curto e, no caminho, os objetivos esbarram em entraves tradicionais do mundo dos negócios. O principal problema, de acordo Marcos Schwartz – responsável pelo Accelerate em Curitiba –, é que a maior parte dos negócios ainda se volta exclusivamente ao lucro.

“Já existem muitas ações feitas por Organizações Não Governamentais (ONGs) em direção aos objetivos do desenvolvimento sustentável. A questão é que, como dependem da captação de recursos, geralmente via doações, as ONGs só conseguem realizar ações em pequena escala”, explica.

Soluções para a inclusão

É nesse contexto que entram os negócios inseridos na chamada inovação social, que alia tecnologia e inclusão no desenvolvimento de soluções de problemas. “Por meio de parcerias, é possível trazer novos participantes para o mercado de trabalho e investir em propósitos maiores, como são os objetivos formulados na ONU”, diz Schwartz.

Ele cita como exemplo empresas de tecnologia que têm contratado pessoas com autismo como funcionários.”São pessoas que têm muito foco e que são atentas aos detalhes, ideais para trabalhar nesse ramo. É possível encontrar nichos de mercado onde é possível ser inclusivo não somente pelo serviço prestado”, explica.

JOÃO FREY: Há três anos União tirou verba da Linha Verda para o VLT do Rio. Agora VLT pode parar

Incentivos

Para fomentar esse tipo de iniciativa, segundo ele, é fundamental investir em soluções criativas, que possam, ao mesmo tempo, atender a problemas da sociedade, incluir pessoas desassistidas e utilizar os recursos existentes. “Políticas afirmativas governamentais permitem lançar luz sobre essas questões e ajudar as pessoas a perceberem além do seu horizonte imediato”, diz .

No próprio Accelerate, empreendedores que tenham negócios inteligentes, inovadores e sustentáveis em prática podem se inscrever para buscar suporte. Com isso, o objetivo da ONU é selecionar projetos que promovam os objetivos de desenvolvimento sustentável, aumentando seu impacto na sociedade.

As inscrições já estão abertas e vão até o dia 30 de abril. Saiba mais clicando neste link.

LEIA MAIS: Senado quintuplica receita de royalties de Guaíra por perda das Sete Quedas

Veja quais são os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável definidos na ONU:

1. Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.

2. Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.

3. Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.

4. Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

5. Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

6. Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos.

7. Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos.

8. Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos.

9. Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.

10. Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles.

11. Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

12. Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.

13. Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos.

14. Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

15. Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.

16. Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

17. Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]