• Carregando...
Projeto inclui instalação de sistema fotovoltaico no antigo aterro da Caximba | Antônio More/Gazeta do Povo
Projeto inclui instalação de sistema fotovoltaico no antigo aterro da Caximba| Foto: Antônio More/Gazeta do Povo

A prefeitura de Curitiba está buscando alternativas para viabilizar uma série de propostas do Curitiba Mais Energia. O projeto tem como objetivo fomentar a geração de energia renovável na capital e, além disso, introduzi-la na matriz energética do Executivo municipal. Por isso, no começo de agosto, o prefeito Rafael Greca (PMN) recebeu os representantes da missão técnica do C40 – uma rede de cidades comprometidas em enfrentar as mudanças climáticas – para apresentar as iniciativas da prefeitura.

De acordo com a secretária de Meio Ambiente, Marilza Dias, o objetivo é buscar apoio no C40 para que os projetos possam ser ampliados para atendimento de toda a cidade. “Estamos trabalhando junto com a rede para implantar o sistema fotovoltaico nos terminais de ônibus de Curitiba e também uma usina no antigo aterro da Caximba”, explica.

DESEJOS PARA O PARANÁ: estímulo à inovação

Nesses casos, Curitiba pleiteia US$ 1 milhão para estruturar os projetos e aumentar a abrangência das iniciativas. A proposta da prefeitura já passou pela primeira fase da avaliação do C40, mas ainda precisa ser aprovada na fase final. A previsão é de que a resposta definitiva venha até outubro.

Se a cidade for contemplada, a consultoria dos técnicos do C40 pode aumentar as chances dos projetos serem financiados por bancos ou agências internacionais.

Iniciativas em andamento

Os projetos do aterro e dos terminais não são os únicos que integram o Curitiba Mais Energia. Outras três iniciativas já estão em andamento: a instalação de placas fotovoltaicas e de lâmpadas mais econômicas no Palácio 29 de Março, sede da prefeitura; a implantação de uma central de geração de energia hidráulica no vertedouro do Parque Barigui; e a instalação do sistema fotovoltaico em conjuntos habitacionais da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab).

O primeiro foi contemplado em uma chamada pública da Companhia Paranaense de Energia (Copel) e, por isso, está em fase de licitação. De acordo com Marilza, o sistema responderá por 50% do consumo energético do palácio. ”Da mesma forma, a central do Parque Barigui deve cobrir metade do consumo do parque”, diz a secretária. A previsão é de que, até março, ambos estejam concluídos.

LEIA TAMBÉM: TCE-PR determina que Curitiba pare de pagar por obras na Avenida Manoel Ribas

No caso da Cohab, o sistema fotovoltaico já está em funcionamento em 26 unidades do Moradias Faxinal, no Santa Cândida, desde março. “É um projeto piloto, que estamos acompanhando para definir como será a habilitação dos demais moradores interessados”, explica Marilza. A meta da prefeitura é de que, até o final da gestão de Greca, mil telhados de habitações populares tenham o sistema instalado.

Outros projetos do Curitiba Mais Energia incluem a geração de energia e de biogás no sistema de tratamento de resíduos, além da implantação de painéis fotovoltaicos na rodoferroviária.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]