• Carregando...
O ex-governador Beto Richa durante audiência de custódia nesta terça-feira (19). | Reprodução    /    
O ex-governador Beto Richa durante audiência de custódia nesta terça-feira (19).| Foto: Reprodução /    

O juiz Rubens dos Santos Junior negou o pedido da defesa do ex-governador do Paraná Beto Richa (PSDB) para transferi-lo de local de prisão. A defesa pedia para que o tucano ficasse em uma unidade de custódia “condizente” com o cargo público que ocupou. O tucano foi levado nesta terça-feira (19) ao Complexo Médico Penal (CMP), em Pinhais, na região de Curitiba, ao ser preso preventivamente no âmbito da Operação Quadro Negro. Outras duas pessoas ligadas a ele – o ex-secretário Ezequias Rodrigues e o empresário Jorge Atherino – também foram presos.

RECEBA diariamente pelo WhatsApp as principais notícias do Paraná

O requerimento foi feito durante a audiência de custódia dos presos, realizada na tarde desta terça-feira (19) no Centro de Custódia de Curitiba, no Ahú. A defesa pediu para que o tucano fosse levado para uma “sala de Estado Maior”, condizente com o cargo público que ocupou, e citou o caso do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, que segue preso na Superintendência da Polícia Federal na capital paranaense. “Por motivos similares, [o então juiz federal] Sergio Moro determinou que Lula fosse recolhido em estabelecimento que de alguma forma observasse a dignidade do cargo ocupado”, argumentou a defesa.

Também destacou que já há um precedente favorável. A defesa se refere à Operação Rádio Patrulha, deflagrada em setembro do ano passado, quando Beto Richa foi preso provisoriamente e levado para uma unidade da Polícia Militar, o Regimento de Polícia Montada Coronel Dulcídio, no bairro Tarumã, em Curitiba.

Vídeo da audiência de custódia:

O juiz Rubens dos Santos Junior informou, apenas, que não atenderia ao requerimento. As defesas de Atherino e de Ezequias Rodrigues não apresentaram requerimentos durante a audiência de custódia. Os três foram levados para o CMP logo após a audiência de custódia.

SAIBA MAIS: Ao decretar prisão preventiva de Beto Richa, juiz faz ‘manifesto anticorrupção’

Durante menos de cinco minutos, Beto Richa também foi questionado pelo juiz Rubens dos Santos Junior sobre as circunstâncias da prisão. O ex-governador do Paraná confirmou que o mandado foi cumprido de forma “regular”. O juiz também questionou se a família dele já estava ciente da prisão, um procedimento padrão em audiências de custódia: “O Paraná inteiro”, respondeu o tucano.

LEIA MAIS: Novas denúncias da Quadro Negro envolvem Beto Richa e outras 9 pessoas

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]