• Carregando...
 | Albari Rosa/gazeta do povo
| Foto: Albari Rosa/gazeta do povo

Uma liminar contra o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), emitida nesta quarta-feira (27), suspendeu o edital de credenciamento de novas empresas aptas a realizar o serviço de gravame dos financiamentos de veículos. O cadastro começaria a valer nesta quinta-feira (28) e, segundo o governo do estado, esta medida reduziria em 59% o custo da taxa de financiamento veicular.

A decisão foi da juíza substituta da 2ª Vara da Fazenda Pública, Bruna Greggio, em favor da Infosolo Informática S/A, uma das empresas que realizam o serviço atualmente. A justificativa é de que o novo edital representa uma quebra de contrato com a empresas hoje responsáveis pelo gravame. O órgão afirmou que irá recorrer da decisão.

LEIA TAMBÉM: Prefeitura planeja criar fundo emergencial como ‘poupança’ para momentos de crise

O imbróglio

O gravame é um documento necessário sempre que um consumidor decide financiar um veículo. Ele é realizado para evitar que o comprador repasse o veículo sem conhecimento do banco financiador antes da quitação do débito.

Atualmente, o serviço vem sendo realizado por seis empresas, de acordo com o Detran-PR, e custa R$ 350. O edital para a abertura do serviço a novas empresas era uma bandeira de campanha do governador Ratinho Jr. (PSD), que pregava uma redução na taxa para o comprador.

Desta forma, o edital de cadastro de novos prestadores deste serviço - que começaria a valer nesta quinta-feira - estipulava que o valor máximo a ser cobrado era de R$ 143,63.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]