• Carregando...
Alvaro Dias é carregado por aliados em caminhada no calçadão da Rua XV, no centro de Curitiba. | Albari Rosa/Gazeta do Povo
Alvaro Dias é carregado por aliados em caminhada no calçadão da Rua XV, no centro de Curitiba.| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

Candidato a presidente pelo Podemos, o senador Alvaro Dias disse neste sábado (22), em Curitiba, que ficará neutro na disputa pelo governo do Paraná. “Meu voto é secreto”, afirmou em comício na Boca Maldita, tradicional ponto de manifestações políticas na capital paranaense. Ele disse ainda que confia na capacidade do paranaense em escolher o melhor para o estado.

O partido de Alvaro Dias, o Podemos, se coligou na eleição para o governo do Paraná com o PSD de Ratinho Junior. Apesar dessa aliança formal com a sigla de Ratinho, Alvaro Dias conta com o apoio de vários políticos paranaenses que estão na campanha da governadora Cida Borghetti (PP).

ASSISTA: Alvaro Dias pede desculpas por ter dito que Bolsonaro “está morto”

Alvaro descarta proposta de FHC para unir as forças de centro

No início da caminhada, que saiu das imediações da Praça Santos Andrade até a Boca Maldita, Alvaro Dias afirmou à imprensa que o “PT afundou a nação na maior crise de sua história”. Ele ainda disse ver com preocupação a polarização política entre a extrema-direita e a extrema-esquerda no país – ele não citou nomes, mas se trata de Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT).

Alvaro citou palavras do Papa Francisco, segundo o qual os dois extremos da política dizem falar em nome do povo mas não dialogam com a sociedade. “Nós teremos tempos de sofrimento se a gente não acordar”, afirmou. “Eu espero que a ‘república de Curitiba’ acorde o Brasil desse momento dramático de nossa história.”

Sobre a proposta do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) de que as forças políticas de centro se unam em torno de uma única candidatura para evitar o pior para o Brasil, Alvaro Dias disse: “É um pouco tardia essa proposta”.

O presidenciável do Podemos elogiou a iniciativa de FHC, mas disse que os tucanos teriam de desistir de seu candidato. “A primeira providência para que isso tivesse sucesso seria o PSDB renunciar a sua candidatura [de Geraldo Alckmin]. (...) Se o PSDB quer unir o centro, desista de sua candidatura.” Alvaro afirmou que os tucanos já perderam três eleições presidenciais seguidas para o PT e que vão perder a quarta se mantiverem sua candidatura.

Alvaro Dias reclamou ainda do sistema financeiro, que estaria manipulando a opinião pública por meio de pesquisas de opinião. “Há um sistema de ‘mão grande’ tentando orientar a população para não perder seus privilégios.” E disse que sua principal proposta de governo é acabar com “rouba mas faz” e com o “balcão de negócios” dentro do governo, que promove o loteamento de cargos.

Caixa de som falha: “Isso mostra a pobreza da campanha”

Após falar com a imprensa, o candidato cruzou todo calçadão da Rua XV e encerrou a caminhada com um comício na Boca Maldita. O teor de seu pronunciamento foi muito semelhante ao de suas declarações no início da caminhada.

Duas curiosidades, contudo, marcaram o comício. Ele não quis subir no trio elétrico para discursar. Justificou que não quer ser um político que sobre no “pedestal”. Além disso, no meio do comício, a caixa de som começou a falhar. Alvaro reagiu com bom-humor: “Isso mostra a pobreza de nossa campanha”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]