• Carregando...
Representantes do G7 e candidatos ao governo durante encontro nesta segunda-feira (27) | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
Representantes do G7 e candidatos ao governo durante encontro nesta segunda-feira (27)| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

Três candidatos ao governo do Paraná falaram, na manhã desta segunda-feira (27), para os representantes de sete entidades do setor produtivo do estado, o chamado G7. Cida Borghetti (PP), João Arruda (MDB) e Ratinho Junior (PSD) tiveram direito a 50 minutos cada para apresentar suas propostas e falar a respeito de um documento preparado pelo G7 com sugestões para a condução do estado.

SUGESTÕES: Veja as políticas estratégicas em apoio ao desenvolvimento do PR

José Roberto Ricken, coordenador do G7 e presidente da Federação e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Fecoopar), explicou que o critério para chamar somente os três candidatos foi o posicionamento na última pesquisa eleitoral divulgada. O levantamento*, feito pelo Ibope sob encomenda da RPC, trouxe Ratinho na liderança, com 33% das intenções de voto; Cida em seguida, com 15%; e João Arruda em terceiro, com 5%.

ELEIÇÕES 2018: acompanhe notícias do Paraná

“Vamos fazer com que esse documento chegue para todos os candidatos, de modo que possamos ter a contribuição de todos”, afirmou Ricken. A proposta reuniu demandas da Fecoopar, presidida por ele; da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio); da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep); da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep); da Associação Comercial do Paraná (ACP); da Federação das Empresas de Transportes de Cargas do Estado do Paraná (Fetranspar); e da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap).

O documento traz “propostas de ações para o desenvolvimento sustentável do Paraná, no campo e na cidade”. “Elas contêm uma visão de futuro, com ações para as diferentes áreas e setores socioeconômicos paranaenses, como logística e infraestrutura de transporte, energia, educação, segurança, esporte, juventude, entre outras políticas, que têm sido objeto permanente de atenção dos cidadãos. É importante destacar que são premissas básicas para a modernização da gestão pública a fim de prover o estado de ferramentas propulsoras ao seu desenvolvimento”, registra o documento do G7. Veja aqui as sugestões.

Discursos

Os três candidatos convidados receberam o documento na última sexta-feira (24). Durante as apresentações, porém, acabaram tendo como foco os próprios planos de governo ou repetindo discursos que já vêm falando em outros eventos de campanha.

Cida, por exemplo, buscou destacar o que considera suas principais ações como governadora. Mencionou a criação da Divisão de Combate à Corrupção e o que chamou de “diálogo constante” com setores da sociedade. “Retiramos a trava que fechava o gabinete. Agora, estamos de portas abertas para todos, o que afasta a corrupção”, afirmou.

DESEJOS PARA O PARANÁ: Fortalecimento das vocações regionais

João Arruda (MDB), por outro lado, enfatizou as críticas à gestão do ex-governador Beto Richa (PSDB) e deu destaque a questões relacionadas à infraestrutura. Melhorias nas rodovias, aeroportos regionais e mudanças de gestão, como a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e a diminuição da burocracia do estado, marcaram a fala do candidato.

Por fim, Ratinho Junior usou 30 minutos, dos 50 minutos disponíveis, para a conversa, porque tinha um compromisso logo na sequência. Ele aproveitou o tempo para destacar pontos de sua trajetória política, como o período em que esteve à frente da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano do Paraná, e para defender menos intervenção do governo em questões econômicas. “O poder público não pode atrapalhar quem gera riqueza”, disse.

*Metodologia

Pesquisa realizada pelo Ibope de 16/ago a 22/ago/2018 com 1008 entrevistados (Paraná). Contratada por: REDE PARANAENSE DE COMUNICAÇÃO. Registro no TSE: PR-04869/2018. Margem de erro: 3 pontos percentuais. Confiança: 95%. OBS: A pesquisa está sendo impugnada por duas representações eleitorais, ajuizadas por interessados diversos, segundo os quais a pesquisa não atendeu aos requisitos previstos na Resolução n. 23.459/TSE, especialmente quanto à insuficiente estratificação para o nível econômico dos eleitores respondentes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]