• Carregando...
Debate foi promovido pela TV Bandeirantes | Albari Rosa/Gazeta do Povo
Debate foi promovido pela TV Bandeirantes| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

O primeiro embate entre os candidatos ao governo do Paraná aconteceu na noite desta quinta-feira (16). Seis concorrentes participaram do programa da TV Bandeirantes: Cida Borghetti (PP), Dr. Rosinha (PT), João Arruda (MDB), Professor Piva (PSOL), Ogier Buchi (PSL) e Ratinho Jr. (PSD). Veja quais foram os temas que mais apareceram nas cinco rodadas de perguntas e respostas entre os candidatos:

1. 29 de abril

A repressão policial aos manifestantes que protestavam contra o ajuste fiscal de Beto Richa (PSDB) em 2015 foi um assunto citado algumas vezes pelos candidatos. Professor Piva (PSOL) foi o que lembrou do caso de forma mais veemente, acusando Cida Borghetti (PP) e Ratinho Jr. (PSD) de cúmplices na chamada “batalha do Centro Cívico”. Para se esquivar, Ratinho Jr. (PSD) lembrou que, à época, estava licenciado da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), já que chefiava a Secretaria de Desenvolvimento Urbano do estado. Já Cida afirmou ser “contra qualquer tipo de violência”.

LEIA MAIS: Em vídeo, Gazeta analisa o desempenho dos candidatos no debate da Band. Assista!

2. Segurança Pública

Um dos clássicos nos debates, a segurança pública foi um dos pontos enfatizados pelos candidatos. Cida Borghetti (PP) aproveitou a oportunidade para destacar a nomeação da primeira mulher comandante da Polícia Militar (PM) no Paraná, a coronel Audilene Rocha. Mesmo assim, o assunto não ficou sem críticas. Professor Piva (PSOL), um dos candidatos mais incisivos durante o debate, chegou a afirmar que a política do governo Richa – do qual Cida é herdeira – foi “substituir escolas por penitenciárias”. Já Ogier Buchi (PSL) defendeu as mesmas bandeiras que o presidenciável Jair Bolsonaro (PSL), afirmando que os cidadãos devem ter o direito de andar armados.

3. Saúde

Dr. Rosinha (PT), como esperado, procurou conduzir o debate para o tema da saúde. Ele foi acionado poucas vezes, mas o assunto também apareceu nas falas dos demais candidatos. A ênfase dos concorrentes foi na regionalização do atendimento. João Arruda (MDB), inclusive, usou a chance para criticar o governo Beto Richa (PSDB), citando o Hospital Regional de Telêmaco Borba. A unidade foi inaugurada pelo tucano em abril, mas em junho cirurgias ainda não estavam sendo realizadas no local.

ELEIÇÕES 2018: acompanhe notícias do Paraná

4. Cenário nacional

Nesse quesito, João Arruda (MDB) foi o candidato mais atacado ao longo do debate. Como é deputado federal, ele foi questionado pelos candidatos de esquerda por ter votado a favor da Reforma Trabalhista e da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 95), conhecida como PEC do teto de gastos. Arruda se defendeu dizendo que seu partido é “o MDB do Paraná”, buscando se descolar do presidente Michel Temer (MDB).

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também apareceu no debate. Dr. Rosinha (PT) lembrou a prisão do petista e reforçou a candidatura do ícone do partido à presidência. Ogier Buchi (PSL) e Professor Piva (PSOL), por outro lado, levaram o debate para o campo ideológico e trataram dos posicionamentos de Jair Bolsonaro (PSL).

LEIA MAIS: Transmitido em bar, debate para governador é goleado por ‘peladas’ internacionais

DESEJOS PARA O PARANÁ: Critérios técnicos na formação da equipe

5. Ligação com Beto Richa (PSDB)

Como era esperado, Cida Borghetti (PP) e Ratinho Jr. (PSD) foram constantemente associados ao ex-governador Beto Richa (PSDB), que deixou o cargo em abril para concorrer ao Senado. Dr. Rosinha (PT), inclusive, fingiu ter confundido Ratinho com o tucano na hora de fazer uma pergunta. Quem buscou se aproveitar da ligação de ambos à gestão de Richa foi João Arruda (MDB), que tentou se colocar como um “candidato viável” da oposição.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]