• Carregando...
 | Divulgação/PT/Doutor Rosinha
| Foto: Divulgação/PT/Doutor Rosinha

O Partido dos Trabalhadores (PT) do Paraná confirmou, neste sábado (28), a candidatura de Doutor Rosinha ao governo do estado e de Mirian Gonçalves ao Senado. Os nomes foram referendos em convenção realizada em Curitiba, mas o partido ainda não definiu quem será o vice na chapa. No evento, o próprio Rosinha leu uma carta assinada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, defendendo a candidatura do petista paranaense.

VEJA MAIS: Leia na íntegra a carta de Lula

Médico pediatra com 28 de experiência na vida pública, Doutor Rosinha se apresenta como oposição. No encontro que confirmou sua candidatura, o petista questionou o posicionamento de seus concorrentes – os pré-candidatos Cida Borghetti (PP), Ratinho Junior (PSD) e Osmar Dias (PDT).

“Não importa o discurso dos outros candidatos. Eles compactuaram com tudo o que foi feito agora”, disse Rosinha. “Onde eles estavam quando Beto Richa (PSDB) mandou bater em professor, subiu constantemente a tarifa da água, congelou salários, entregou o estado para meia dúzia de amigos? Não lembro de ter ouvido uma palavra de protesto de nenhum deles”, completou o candidato, que já exerceu mandato de vereador, deputado estadual, deputado federal e foi representante-geral do Mercosul.

Apesar de o nome de Rosinha ter sido referendado pelo partido, a chapa ainda não tem um candidato a vice. O PT paranaense optou por aguardar uma decisão formal do PC do B, com quem pode formalizar uma aliança. Neste caso, o vice poderia ser indicado pelo partido coligado.

DESEJOS PARA O PARANÁ: Planejamento de longo prazo

Em carta lida por Rosinha, Lula endossou as candidaturas de Rosinha e de Gleisi Hoffmann, que vai disputar uma vaga à Câmara Federal. No texto, o ex-presidente que está preso desde o dia 7 de abril, voltou a criticar a condução do processo que o condenou – decorrente da operação Lava Jato.

“Há mais de cem dias, estou preso injustamente, sem uma única prova de qualquer crime cometido antes, durante ou depois da presidência. Há mais de cem dias, o povo de Curitiba, o povo do Paraná, o povo brasileiro vindo de cada canto deste país resiste em praça pública, em uma vigília que tem o nome de ‘Lula Livre’, mas que na verdade é uma vigília pelo direito democrático do povo brasileiro de escolher seu destino”.

Senado

A disputa pela candidatura ao Senado foi apertada e acabou com a indicação do nome de Mirian Gonçalves, que foi vice-prefeita de Curitiba na gestão de Gustavo Fruet (PDT). A petista teve voto de 134 delegados do PT, e venceu o outro pré-candidato, Carlos Mauriucci, que é vereador em Maringá.

Leia a carta de Lula na íntegra

Vocês têm sido guerreiros incansáveis, resgatando o bom nome de Curitiba, cidade democrática, cheia de cultura, de um povo trabalhador, que criou exemplos de urbanismo e muita arte, daqueles que querem sequestrar o nome da cidade como símbolo do arbítrio e desejo de alguns poucos juízes de submeter a democracia a suas vontades e preferências pessoais. Nós reagimos e transformamos Curitiba na capital brasileira da resistência.

Há mais de cem dias, estou preso injustamente, sem uma única prova de qualquer crime cometido antes, durante ou depois da presidência. Há mais de cem dias, o povo de Curitiba, o povo do Paraná, o povo de brasileiro vindo de cada canto deste país resiste em praça pública, em uma vigília que tem o nome de Lula Livre, mas que na verdade é uma vigília pelo direito do democrático do povo brasileiro escolher de seu destino.

Quando cheguei aqui, atacaram crianças, homens e mulheres pacíficos, que se manifestavam aqui contra a minha prisão. Os atacaram, os agrediram porque uma certa emissora de tevê não queria que a imagem da minha chegada a Curitiba fosse a imagem da solidariedade contra o arbítrio.

Passe o tempo que passar, jamais esquecerei o carinho e o espírito de luta de todos vocês. Cada bom dia, cada boa tarde, cada boa noite gritado na Praça Olga Benário, com a força que só os que lutam do lado certo da História pode ter é um brado de liberdade que renova em mim a esperança e a garra para fazer o Brasil feliz de novo.

O que eu mais queria é estar aí nesse momento. Abraçar o companheiro doutor Rosinha, abraçar a extraordinária guerreira Gleisi Hoffmann, abraçar cada um de vocês. E na força desse abraço arrebentar as paredes que prendem meu corpo, mas que jamais aprisionarão a ideia de que é possível governar com o povo e construir um pais mais desenvolvido e mais justo.

Fico devendo este abraço, mas pode estar certo de que ele vai acontecer. Mais cedo do que imaginam nossos adversários. Eu vou pagar este abraço com o maior prazer e a maior gratidão do mundo. Vamos juntos até a vitória. Com Doutor Rosinha, com a Gleisi, com a militância petista e aliados, com a força do povo do paraná e do brasil. Viva o paraná. Viva o povo do brasil. Viva o brasil democrático popular.

Luiz Inácio Lula da Silva

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]