• Carregando...

A menos de seis meses da eleição, a movimentação é intensa nos bastidores da política paranaense. Veja a seguir cinco notícias da semana que mostram como pré-candidatos estão se preparando para a eleição. Tem pressão, alianças e até guerra política devido ao “loteamento” do estado:

1 - Pressão de Beto Richa

Como mostrou o blogueiro João Frey, o ex-governador Beto Richa (PSDB) tem pressionado a prefeitura de Curitiba para eleger o filho Marcello ao cargo de deputado estadual. Isso tem incomodado muita gente. Segundo aliados que também pretendem disputar uma vaga na Assembleia Legislativa, Beto Richa está “jogando pesado”, ao estilo que lembra o do também ex-governador Roberto Requião.

2 - Faltas em Brasília

Muitos parlamentares paranaenses em Brasília estão diretamente envolvidos em pré-campanhas presidenciais. Diante do cenário, a correspondente Catarina Scortecci mostrou como está a presença deles em plenário. Alvaro, Gleisi ou Francischini: quem anda faltando mais em Brasília?

3 – Cida no governo

De olho na reeleição, o governo Cida Borghetti diz que não desistiu da ideia de incluir um reajuste nos salários do funcionalismo em 2019, mostra Rogerio Galindo. A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o ano que vem, enviada à Assembleia, prevê reajuste zero, conforme antecipou o repórter Euclides Lucas Garcia. “Estamos recalculando, fazendo um esforço. A LDO não define isso e nem precisa ser votada já. O que vai definir essa questão é a lei orçamentária, lá em setembro”, afirma Pedro Lupion, líder do governo Cida na Assembleia, ao blog Caixa Zero.

4 - Loteamento do estado

O blogueiro Rogerio Galindo mostra ainda que o motivo da nova guerra política entre Cida Borghetti e Ratinho Jr., ambos pré-candidatos ao Palácio Iguaçu, é uma antiga prática do governo do estado de lotear as prefeituras do interior entre os deputados da base governista. Nesta semana, os detalhes sobre o sistema vieram à tona; confira.

5 – Tempo de TV

O ex-senador Osmar Dias, também pré-candidato ao governo, foi ultrapassado por Ratinho Jr. num dos critérios mais importantes para uma eleição majoritária: o tempo de televisão disponível, mostra o blog Caixa Zero. Ao “roubar” o PV, que até então todos imaginavam ir com Osmar, Ratinho conseguiu passar um pouco de 2’30” de tevê gratuita por dia. Ao passo que Osmar caiu para 2’10”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]