• Carregando...
 | /
| Foto: /

O desempenho de candidatos conservadores nas eleições deste ano – como é o caso de Fernando Francischini (PSL) e Sargento Fahur (PSD) – nas eleições paranaenses é sintoma de um fenômeno que também apareceu na disputa da Presidência da República. O candidato mais votado no Paraná foi Jair Bolsonaro (PSL), que obteve 56,8% dos votos. Fernando Haddad (PT) ficou em segundo lugar, com 19,7%.

A distribuição dos votos do candidato no estado, entretanto, não foi uniforme. Bolsonaro foi mais votado em municípios da região Oeste, como Nova Santa Rosa, em que o presidenciável do PSL obteve 81,46% dos votos. Quatro Pontes, Maripá, Mercedes e Matelândia também tiveram desempenho expressivo de Bolsonaro.

LEIA TAMBÉM: Mapa do resultado para presidente nas cidades do Paraná

Por outro lado, em 89 localidades, foi Haddad quem obteve mais votos. O melhor desempenho do petista foi em Rio Bonito do Iguaçu, município em que Dr. Rosinha (PT) foi o mais votado para o governo do estado. Já Alvaro Dias (Podemos) teve desempenho ruim no Paraná, fazendo apenas 322.416 votos. O resultado foi bem abaixo do obtido pelo senador em 2014, quando foi reeleito com 4,1 milhões de votos.

LEIA MAIS: Assembleia fica fragmentada em 20 partidos e tomada por bolsonaristas

No Pequeno Expediente desta semana, a editora Bruna Walter e a repórter Giulia Fontes trazem mais dados sobre o resultado das eleições e discutem o cenário desenhado a partir do pleito de domingo.

O Pequeno Expediente é um podcast sobre política paranaense com atualização semanal. Feito pela equipe de reportagem da Gazeta do Povo, o programa fica disponível no site do jornal e nos principais aplicativos para Apple e Android.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]