• Carregando...
Cida Borghetti (PP) durante participação no debate promovido pela Band nesta quinta-feira (16). | Albari Rosa/Gazeta do Povo
Cida Borghetti (PP) durante participação no debate promovido pela Band nesta quinta-feira (16).| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

Atual governadora e candidata a reeleição, Cida Borghetti (PP) se comprometeu, em seu plano de governo registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a fazer uma gestão “firme”. Disponibilizado nesta quinta-feira (16), o documento tem 21 páginas, ao longo das quais a candidata expõe as principais políticas que pretende implantar caso ganhe a disputa eleitoral e defende “tornar os serviços públicos mais eficientes, simples e sem burocracia” e assume o compromisso de promover o crescimento sustentável do Paraná.

“Trabalharemos para que tenhamos um Paraná cada vez mais forte. Forte nas cidades e no campo. Forte na educação. Forte na agricultura, na indústria, no comércio e na prestação de serviços. Forte no cuidado com os indivíduos, com os cidadãos, com a nossa população”, consta da apresentação do plano.

Dividido em cinco partes, o programa de governo é bastante sintético e fala mais em linhas gerais do que propriamente detalha as propostas. Na saúde – apontada como uma das prioridades – Cida afirma que vai apostar em ações preventivas e que planeja ampliar a oferta de serviços, “corrigindo distorções e vazios assistenciais”, além de aumentar o número de leitos e do número de cirurgias a serem feitas no estado.

PODCAST: Pequeno Expediente - análise sobre a corrida eleitoral

Em relação à educação – que foi a pedra no sapato da gestão de Beto Richa (PSDB), da qual Cida fez parte – a candidata se comprometeu a “estabelecer um diálogo permanente” com os professores. Motivo de constante queda-de-braço entre o atual governo e os educadores, a hora-atividade também foi lembrada. A proposta de Cida é “buscar alternativas que atendam as demandas dos professores e que sejam possíveis de serem assimiladas pelo estado”. A candidata do PP propôs, ainda, a criação de um programa estadual de inicial científica e de artes e estabeleceu a possibilidade de parceria com universidades.

Segurança

O programa de Cida apresenta uma novidade em relação à segurança pública: a candidata fala em terceirizar unidades prisionais o que, segundo ela, poderia “racionalizar custos e investimentos”. Paralelamente, ela prometeu concluir a construção de presídios que estão em andamento e iniciar a construção de novas cadeias e delegacias. Por outro lado, Cida defende a ampliação de parcerias com empresas para oferecer trabalho a presos do regime semiaberto. A candidata menciona, ainda, a implantação do Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública, cuja parceria já está firmada com o Ministério da Segurança.

ELEIÇÕES 2018: veja quem são os candidatos

Emprego e indústria

Em outro ponto, o programa de Cida fala em fortalecer a Agência Paraná de Desenvolvimento, como estratégia para atrair novas empresas e indústrias para o estado. Paralelamente, a candidata afirma que vai rever os procedimentos de concessão de crédito e financiamento a empresários, por meio da Fomento Paraná e que vai reeditar o programa Paraná Competitivo, tornando-o mais atrativo aos empreendedores.

Infraestrutura

Cida não deixou de fora do plano a malha rodoviária e os terminais ferroviários do Paraná. A proposta da candidata é negociar um novo programa de concessões rodoviárias que “deverá primar pela justiça tarifária e maior benefício aos usuários”. A candidata também promete implantar um programa de duplicações, embora não mencione quais vias devem receber o benefício.

DESEJOS PARA O PARANÁ: Planejamento de longo prazo

Em relação às ferrovias, Cida se compromete a realizar licitação para construção da ferrovia que vai interligar Dourados, no Mato Grosso do Sul, ao Porto de Paranaguá, no litoral do estado. Ela também pretende iniciar estudos em parceria com a Itaipu Binacional para construir outro ramal da Ferroeste, ligando Cascavel a Foz do Iguaçu.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]