• Carregando...
Ratinho Junior e Cida Borghetti são os dois melhores colocados nas pesquisas de intenção de voto. | /Gazeta do Povo
Ratinho Junior e Cida Borghetti são os dois melhores colocados nas pesquisas de intenção de voto.| Foto: /Gazeta do Povo

Ratinho Jr. (PSD) lidera as intenções de voto em todos os recortes dos questionários estimulado e espontâneo e tem margem muito superior a Cida Borghetti (PP) entre os eleitores de baixa renda, evangélicos e moradores da periferia, segundo pesquisa Ibope* divulgada nesta quarta-feira (22). A governadora só se aproxima no cenário de brancos e de renda alta, mas em nenhum estrato pessoal ou geográfico aparece em primeiro.

O Ibope consultou as diferenças de voto entre homens e mulheres, brancos, negros e outras raças, faixa etária, escolaridade, renda, religião e moradia (capital, periferia ou interior). A pesquisa foi encomendada pela RPC e mostra Ratinho Jr. na liderança das intenções de voto com 33% contra 15% da governadora, 5% de João Arruda (MDB) e 3% de Dr. Rosinha (PT).

SAIBA MAIS: Ratinho Jr. lidera corrida para o governo do Paraná, diz Ibope

O maior índice absoluto de Ratinho Jr. na pesquisa estimulada, que traça cenário mais fidedigno, é na periferia (44%), quase 30 pontos à frente de Cida (15%). Já o maior número da governadora é entre católicos (19%), ainda assim atrás do deputado estadual licenciado, que soma 30%. A diferença mais tênue entre ambos acontece no cenário entre eleitores que ganham mais de cinco salários mínimos - mais de R$ 4,7 mil. Ele soma 23%, ela 18%.

O deputado federal João Arruda aparece apenas uma vez em segundo colocado, com 13% das intenções de voto entre os que declaram ser de outra raça que não seja branca, preta ou parda. Ele aparece atrás de Ratinho Jr. (33%) e empatado com Cida.

SAIBA MAIS: Conheça todos os candidatos ao governo do Paraná

Dr. Rosinha aparece com 6% das intenções de voto entre os que ganham mais de cinco salários mínimos, único recorte em que bate Arruda e em que aparece na terceira posição da corrida eleitoral.

Confira as diferenças

Sexo

Na pesquisa estimulada, Ratinho Jr. lidera o cenário entre homens e mulheres, com 36% e 30%, respectivamente. Cida tem números equilibrados (15% nos dois cenários), o que mostra evolução em relação ao voto feminino na comparação com a pesquisa IRG/Bem Paraná**, divulgada no último dia 15. Na ocasião ela aparecia com 20,2% das intenções de voto - 22% entre homens e 18,6% entre as mulheres.

João Arruda tem 6% entre homens e 5% entre mulheres e aparece na terceira posição. Dr. Rosinha aparece com 3% na pesquisa dos dois sexos.

As mulheres ainda lideram a lista de indecisas (branco/nulo/não sabe/não respondeu), com 42%. Entre os homens o índice é de 32%, atrás apenas da preferência por Ratinho Jr. (36%).

Na pesquisa espontânea, Ratinho Jr. aparece com 15% e 10% entre homens e mulheres, respectivamente. Cida vem logo atrás, com 5% e 4%, ou seja, com eleitorado feminino menor. Dr. Rosinha, João Arruda e Jorge Bernardi (Rede) têm 1% entre homens e apenas Dr. Rosinha é citado pelo eleitorado feminino de maneira natural, também com 1%. Os demais seis candidatos não pontuaram em nenhum cenário espontâneo.

DESEJOS PARA O PARANÁ: Diálogo e governabilidade

Idade

Ratinho Jr. lidera as intenções de voto em todos as faixas etárias. O recorte do Ibope é de 16 a mais de 55 anos. As expectativas mais expressivas do candidato do PSD acontecem no cenário com eleitores entre 45 e 54 anos (35%). Cida tem o menor índice entre 25 e 34 anos (11%) e os maiores aparecem entre 35 e 44 anos e mais de 55 (17%). João Arruda tem preferência mais destacada entre jovens de 16 a 24 anos.

Geonísio Marinho (PRTB), Ogier Buchi (PSL), Piva (PSol), Priscila Ebara (PCO) e Jorge Bernardi são citados por jovens de 16 a 24 anos, mas não aparecem na indicação dos que têm mais de 55 anos, o que indica que os discursos da internet ainda não cativaram eleitorado mais experiente. Professor Ivan Bernardo (PSTU) aparece com 1% ou 2% em todas as faixas.

Os mais jovens também são menos indecisos (30%) na comparação com os mais velhos (42%).

Escolaridade

Ratinho Jr. lidera todos os quadros da pesquisa por nível de escolaridade e aparece com os maiores índices entre os que estudaram até a 4ª série (41%) e entre a 5ª e 8ª séries do Fundamental (35%). Cida tem maior número de citações entre os que completaram Ensino Médio (18%). O maior índice de João Arruda é entre eleitores de 5ª a 8ª séries.

Ogier Buchi, candidato do partido do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL), só é lembrado entre os que têm Ensino Superior (3%). O inverso acontece com Geonísio Marinho, que só aparece entre eleitores com 4ª série.

Os mais indecisos são os que têm formação superior (45%), contra 38% de eleitores que completaram o Ensino Médio. Na pesquisa espontânea, os indecisos beiram 80% em todos os cenários.

Renda

Na avaliação por rendas, a diferença entre Ratinho Jr. e Cida é maior justamente nos extremos. A governadora se aproxima dele entre os abastados e fica longe entre os mais humildes. A diferença é de 38% a 13% entre os que recebem até um salário mínimo e de 23% e 18% entre aqueles com renda acima de 5 salários mínimos.

Dr. Rosinha é mais bem votado entre os de maior renda do que entre as populações menos favorecidas, à frente até mesmo de João Arruda. Os números de indecisos se equiparam em todas as rendas, na casa de 40%.

SAIBA MAIS: Infidelidade partidária marca escolhas de paranaenses para governo e Presidência

Na sondagem espontânea, a maior diferença entre Ratinho Jr. e Cida acontece entre quem tem entre 1 e 5 salários mínimos, de 16% a 4%.

Religião

Ratinho Jr. lidera o cenário de todas as religiões. O Ibope usa como base católicos, evangélicos e outros. A maior diferença é entre os evangélicos (42% x 11%), público que acompanha o deputado estadual há algum tempo. Entre católicos a diferença é de 30% x 19%, cenário em que Cida é mais bem votada. João Arruda tem a preferência dos católicos (6%), mesmo caso de Dr. Rosinha.

Raça/cor

Ratinho Jr. também lidera o cenário entre brancos, pretos, pardos e outros. A maior diferença para Cida é entre pretos e pardos, com 34% x 15%. João Arruda também tem mais entrada nesse perfil, com 6%, e fica em segundo na pesquisa de outros, empatado com Cida Borghetti com 13%.

ELEIÇÕES 2018: acompanhe notícias do Paraná

SAIBA MAIS: Principais candidatos ao governo do PR enriqueceram juntos 29% de 2014 para cá

Ogier Buchi e Priscila Ebara não foram citados pelos pretos/pardos e Geonísio Marinho não aparece na preferência dos brancos. Na pesquisa espontânea, Ratinho Jr. lidera entre pretos/pardos com 14%, contra apenas 4% de Cida.

Onde mora

Ratinho Jr. lidera a corrida da periferia das cidades com a maior diferença para Cida: 44% x 15%. A situação mais próxima é na capital, 25% x 13%, onde o deputado estadual licenciado tem desempenho mais fraco. Os mais indecisos são os eleitores do interior, com 36%, contra 35% da capital e 29% da periferia.

Na pesquisa espontânea, Ratinho Jr. aparece com índice mais fraco no interior, apesar de liderar todos os cenários. Só três candidatos foram citados de maneira natural no quesito periferia.

Pesquisas

*Pesquisa realizada pelo Ibope de 16 de agosto a 22 de agosto com 1008 entrevistados (Paraná). Contratada pela REDE PARANAENSE DE COMUNICAÇÃO (RPC). Registro no TSE: PR-04869/2018. Margem de erro: 3 pontos percentuais. Confiança: 95%. A pesquisa está sendo impugnada por duas representações eleitorais, ajuizadas por interessados diversos, segundo os quais a pesquisa não atendeu aos requisitos previstos na Resolução n. 23.459/TSE, especialmente quanto à insuficiente estratificação para o nível econômico dos eleitores respondentes.

** O IRG Pesquisas ouviu 1.250 eleitores em 75 cidades paranaenses entre os dias 9 e 14 de agosto. O grau de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número PR-09806/2018. A margem de erro é de 2,8% para mais ou para menos. A consulta foi encomendada pelo jornal Bem Paraná.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]