• Carregando...
 | Marcos Oliveira/Agência Senado
| Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Mais da metade dos suplentes dos candidatos ao Senado pelo Paraná vai disputar uma eleição pela primeira. Dos 14 postulantes, oito nunca participaram de uma corrida eleitoral. Dois candidatos estão em exercício de mandato: Nelson Padovani (PSDB), que compõe a chapa de Beto Richa (PSDB) e ocupa uma cadeira de deputado federal; e Tito Zeglin (PDT), que está na suplência de Nelton Friedrich e é vereador de Curitiba. Outros dois candidatos também já venceram eleição a vereador.

PERFIL: Leia mais sobre todos os candidatos ao Senado no Paraná

Entre os estreantes, estão o advogado Xixo (PT), suplente da candidatura de Mirian Guimarães; e Wilson Basso (Rede), que está na candidatura com Flávio Arns. O ex-secretário de Segurança Pública Luiz Fernando Delazari (MDB) – suplente da candidatura de Requião – também disputa sua primeira eleição.

Os outros candidatos de primeira viagem são a advogada Luzia Noriler (DC), que está na suplência de Compadre Luiz Adão; o agricultor José Carlos Telles (PCO), da chapa de Gilson Mezarobba; e a jornalista Rafaela de Aguirra Pilagallo (PRTB), que compõe a candidatura de Rodrigo Reis.

Completam a lista: Geonísio Marinho Júnior (PRTB), que compõe a chapa de Zé Boni; e Maria Isabel Mendes (Patri), suplente de Roselaine Barroso Ferreira.

Políticos

Um dos postulantes que ocupa cargo eletivo, Padovani foi eleito suplente à Câmara Federal em 2014 pelo PSC e, em 2016, assumiu a cadeira de Reinhold Stephanes (PSD). Nas eleições de 2010, ele havia disputado as eleições e conquistado uma vaga como deputado federal, também pelo PSC.

Outro candidato que, atualmente, tem mandato é Tito Zeglin. Em 2008, ele venceu uma eleição pela primeira vez, ao disputar uma vaga na Câmara de Curitiba. Desde então, ele foi reeleito por duas vezes.

Suplente do candidato Professor Oriovisto, Paulo Salamuni (PV) é um dos candidatos com vida política consolidada. Embora esteja, hoje, sem cargo eletivo, ele já foi vereador de Curitiba, suplente da Câmara Federal e candidato a vice-prefeito. Salamuni disputou sua primeira eleição em 2004, pelo então PMDB (hoje MDB).

Outros três candidatos já disputaram eleições, mas não venceram nenhum dos pleitos. São eles Leonardo de Mattos Leão (PTB), suplente de Alex Canziani e que já disputou a prefeitura de Guarapuava; o professor José Odenir (PSol), que compõe candidatura com Jacque Parmigianni e que disputou quatro eleições; e Augusto Lima (PSol), que já enfrentou três corridas eleitorais e que está na suplência de Rodrigo Tomazini.

Quem são os suplentes

Leonardo de Mattos Leão (PTB) - suplente de Alex Canziani

Nelson Padovani (PSDB) - suplente de Beto Richa

Luiza Noriler (DC) - suplente de Compadre Luiz Adão

Vilson Basso (Rede) - suplente de Flávio Arns

José Carlos Telles (PCO) - suplente de Gilson Mezarobba

Professor José Odenir (PSol) - suplente de Jacque Parmigiani

Xixo (PT) - suplente de Mirian Gonçalves

Tito Zeglin (PDT) - suplente de Nelton

Paulo Salamuni (PV) - suplente de Professor Oriovisto Guimarães

Luiz Fernando Delazari (MDB) - suplente de Requião

Rafaela de Aguirra Pilagallo (PRTB) - suplente de Rodrigo Reis

Augusto Lima (Psol) - suplente de Rodrigo Tomazini

Maria Izabel Mendes (Patri) - suplente de Roselaine Barroso Ferreira

Geonísio Marinho Jr (PRTB) - suplente de Zé Boni

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]